Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Radioatividade

Introdução:

Radioatividade é o fenômeno físico-químico, natural ou artificial, aonde um átomo emite partículas elementares com características energéticas capazes de interagir com outros elementos, como realizado na primeira experiência na qual partículas radioativas foram suadas para marcas uma lâmina fotográfica.Seu estudo tem sido importante para a comunidade humana, poisa manipulação benéfica da radioatividade é amplamente usada na medicina e na geração de energia, como é o caso da tecnologia da radiologia ou na geração de energia nuclear.Porém, seu uso também pode trazer malefícios ao ser humano. A exposição a certas emissões pode causar danos irreversíveis ao organismo, e a tecnologia nuclear já fora usada para fins bélicos, como o caso das bombas nucleares daII guerra mundial.

Descoberta da Radiação :

A radiação atômica é um fenômeno descoberto pelo cientista Antoine-Henri Becquerel em 1896, e confirmado por Marie Curie em 1897. Realizando experimentos com diferentes sais, estudando materiais fosforescentes, observou que sais de urânio eram capazes de sensibilizar um filme fotográfico, sais que mesmo não sendo fosforescentes eram capazes detornar o papel preto, notando-se que partículas capazes de atravessar o papel eram liberadas do sal. Os cientistas envolvidos no principio acharam que se tratava de um fenômeno semelhante aos raios x, radiações descobertas no mesmo período. Porém, as novas radiações se tratavam de algo mais complexo.

Malefícios e Benefícios da Radioatividade.

A radioatividade, quando utilizada de formacontrolada pode trazer muitos benefícios para o homem. Hoje em dia ela é utilizada sob três formas básicas:

1.Uso da energia do núcleo do átomo;
2.Uso das radiações que têm a capacidade de atravessar a matéria e revelar filmes(raios X);
3.Uso da capacidade (Radioterapia)ou esterilização de material médico).

Ao mesmo tempo em que as radiações podem trazer benefícios para a humanidade, também podemtrazer malefícios como, por exemplo, a BOMBA ATÔMICA.

As radiações, quando em quantidades elevadas, são perigosas aos seres vivos, sendo nocivas aos tecidos, destruindo-os.

A humanidade convive no seu dia-a-dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais ou artificiais.
Os efeitos da radioatividade no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação.A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, na medula óssea etc, ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer)

A área que mais utiliza a radiação hoje em dia é a medicina, como naradiologia, na radioterapia e na medicina molecular.

A radiografia não afeta a saúde das pessoas irradiada devido ao outro espaço de tempo em que a pessoa é exposta à radiações também que este não constitui um ato rotineiro. Mesmo assim mulheres no primeiro trimesre de gravidez devem evitar a exposição aos raios X.

A radioterapia e a medicina nuclear constitui uma outra área de atuação da medicinacom o uso da radiação.
A radioterapia é destinada principalmente do controle do câncer, uma vez que a radiação penetra no corpo e atinge tumores malignos.  
Na radioterapia o paciente fica exposto mais tempo a radiação e uma alta dose é dirigida a região tratada. A radioterapia tem como principal objetivo a agressão de tecido do corpo humano, no caso de tumores.

O objetivo da MedicinaNuclear visa o diagnóstico. Na medicina nuclear substâncias radioativas são injetadas pela veia do paciente, e,tempo depois este é colocado sob equipamentos, que medem a radioatividade da droga injetada e que foi absorvida por certos órgãos do corpo.Assim é possível fazer um mapeamento de órgãos, dependendo do tipo de material injetado.

Na área industrial, utiliza-se a radiação para radiografar...
tracking img