Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A radioatividade
É um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade deimpressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículasalfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os dourânio, rádio e tório serem“instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com82 prótons estavies
A radioatividade pode ser:
 Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meioambiente.
 Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais, induzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas.O homem sempre conviveu com a radioatividade. Na superfície terrestre pode ser detectada energia proveniente de raios cósmicos e da radiação solar ultravioleta
 Nas rochas, encontramos elementosradioativos, como o urânio-238, urânio-235, tório-232, rádio-226 e rádio-228.
 Até mesmo em vegetais pode ser detectada a radioatividade: as batatas, por exemplo, contêm potássio-40. As plantas, ocarbono-14.
 No nosso sangue e ossos encontram-se potássio-40, carbono-14 e rádio-226.
O fenômeno da radioatividade foi descoberto pelo físico francês Henri Becquerel, em 1896. Becquerelrealizou diversos estudos e verificou que sais de urânio emitiam radiação semelhante à dos raios-X, impressionando chapas fotográficas.
Se um átomo tiver seu núcleo muito energético, ele tenderá a...
tracking img