Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Radioatividade

A radioatividade é um fenômeno pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de algunsátomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis. Foi observada pela primeira vez pelo francês Henri Becquerel em 1896 enquanto trabalhava em materiais fosforescentes.

Áreasde Aplicação
Indústria: É utilizada no controle de produção, no controle do desgaste de materiais, na determinação de vazamentos em canalizações e oleodutos, em radiografias de tubos, lajes, entre outros, para detectar trincas, falhas ou corrosões, etc.
Medicina: No tratamento de tumores e diversas doenças da pele e dos tecidos em geral, como por exemplo, o tratamento do câncer através daradioterapia, alterações genéticas, esterilização de materiais médicos, aparelhos médicos como os raios-X, etc.
Também é utilizada no mapeamento de órgãos (Medicina nuclear).
Agricultura: Alimentos como frutas, carnes, peixes, cereais e especiarias são submetidos a radiações para a eliminação de larvas, fungos e bactérias e para evitar que estraguem mais rápido quando transportados para lugaresdistantes, extermínio de insetos nocivos à agricultura, etc. Sem riscos para saúde (Radiação Ionizante).
Geologia e arqueologia: Detecção de rochas e fósseis, principalmente pelo C-14.
Química: Em traçadores para análise de reações químicas e bioquímicas em eletrônica, ciência espacial, geologia, medicina, etc.

Acidentes Nucleares
Chernobyl, 26 de abril de 1986: O reator número 4 da usinasoviética de Chernobyl, na Ucrânia, explodiu durante um teste de segurança, causando a maior catástrofe nuclear civil da história e deixando mais de 25 mil mortos, segundo estimativas oficiais. O acidente recebeu a classificação de nível máxima, 7. O combustível nuclear queimou durante 10 dias, jogando na atmosfera radionuclídeos de uma intensidade equivalente a mais de 200 bombas atômicas iguais à quecaiu em Hiroshima. Três quartos da Europa foram contaminados.
Japão, 12 de março de 2011: O terremoto de 9 pontos na Escala Richter que atingiu o Japão em 11 de março, causou estragos na usina nuclear Daiichi, em Fukushima, cerca de 250 km ao norte de Tóquio. Explosões em 3 dos 6 reatores da usina deixaram escapar radiação em níveis que se aproximam do preocupante, segundo as autoridades japonesas.O acidente foi classificado no nível 5 da escala internacional de eventos nucleares (INES) pelas autoridades japonesas.
Goiânia, 13 de setembro de 1987: Um acidente radiológico envolveu o Césio-137, poluente tóxico sem níveis seguros de exposição. Uma cápsula contendo o elemento foi encontrada nos escombros do Instituto Goiano de Radioterapia e vendida a um ferro-velho.
A luminescência do césioatraiu a atenção de moradores da região que o passaram de mão em mão. Mais de 800 pessoas foram contaminadas e pelo menos outras 200 morreram devido aos efeitos da radiação.

Vantagens e Desvantagens
Vantagens: A geração nucleoelétrica é uma das alternativas menos poluentes; permite a obtenção de muita energia em um espaço físico relativamente pequeno e a instalação de usinas perto doscentros consumidores, reduzindo o custo de distribuição de energia.
Outras fontes de energia, como solar ou eólica, são de exploração cara e capacidade limitada, ainda sem utilização em escala industrial. Os recursos hidráulicos também apresentam limitações, além de provocar grandes impactos ambientais.
Desvantagens: Há a necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos,...
tracking img