Radioatividade e reatores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Energia nuclear se refere a energia consumida ou produzida com a modificação da composição de núcleos atômicos. Além de ser a força que arma a Bomba Atômica, a Bomba de Hidrogênio eoutras armas nucleares, a energia nuclear também tem utilidade na geração de eletricidade em usinas de vários países do mundo.
É vista por muitos como fonte de energia barata e limpa; mas por causa doperigo da radiação emitida na produção desta energia e da radioatividade dos materiais utilizados, outros sentem que ela pode não ser uma energia alternativa viável para o uso de combustível fóssil ouenergia solar. Este tipo de energia também é utilizado na medicina, na produção de marca-passos (regula os batimentos cardíacos) para doentes cardíacos.
A "revolução" de Einstein torna popular afórmula física E=mc² (energia é igual a massa vezes o quadrado da velocidade da luz). Provem da equivalência entre massa e energia (uma pequena quantidade de massa pode ser transformada em uma grandequantidade de energia).
Reações Nucleares
A energia nuclear pode ser obtida através de duas reações: a fissão e a fusão.
Fissão Nuclear
É a mais conhecida reação nuclear, na qual um núcleo pesado secombina com um nêutron e se separa em dois outros, de núcleos mais leves. Uma típica reação de fissão envolvendo o urânio-235 é:
92 U235 + 1 NÊUTRON =
38 Sr96 + 54 XE138 + 2 NÊUTRONS + ENERGIA
Onde aenergia liberada é de aproximadamente 200 milhões de elétrons volts (eV), um fator de 25 milhões de vezes superior ao da reação da combustão do metano.
Fusão Nuclear
É o processo de produção deenergia a partir do núcleo de um átomo. Este fenômeno ocorre naturalmente no interior do Sol e das estrelas. Núcleos leves como o do hidrogênio e seus isótopos, o deutério e o trítio, se fundem e criamelementos de um núcleo mais pesado, como o hélio.
Esse processo é o que ocorre no Sol, onde núcleos de hidrogênio leve (prótio = 1H) se fundem, formando núcleos de hélio com liberação de alta...
tracking img