Radicais livres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Benefícios e Malefícios dos Radicais Livres
Qualquer átomo, fragmento molecular ou ião que tenha na sua órbita um ou mais electrões desemparelhados é considerado um radical livre. Como esteselectrões são muito instáveis e altamente reactivos, eles tendem a reagir com um outro átomo para lhe retirar o electrão de que precisam e assim encontram estabilidade. Para além de seremproduzidos na atmosfera, a sua formação pode também ocorrer na respiração celular, como acontece nas mitocôndrias, e tanto podem desempenhar um bom ou mau papel nos organismos em que se produzem.Benefícios:
A nível da atmosfera os radicais livres, nomeadamente o radical hidroxilo, são considerados como os “detergentes” da troposfera, visto que estes (como são muito reactivos) reagemcom as substâncias mais poluentes.
Quanto ao ser humano, os radicais livres apresentam um importante papel no sistema imunológico, combatem as bactérias e fungos, defendendo o organismo contramicroorganismos maléficos. Nestes casos os radicais livres são libertados pelos glóbulos brancos, que são estimulados a defender o organismo frente a estes maus microorganismos.Terapeuticamante, os radicais livres são utilizados para acelerar a libertação do oxigênio ligado à hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue, para o interior dos tecidos favorecendo as atividadesmetabólicas dos mesmos, muito importante nos exercícios físicos aeróbicos.
Estão ainda correlacionados com o mecanismo de apoptose (morte celular programada), no processo de coagulação sanguínea,cicatrização e ação na ereção peniana em humanos.
Malefícios :
No normal funcionamento do corpo humano, a acção dos radicais livres pode ter nefastas consequências:
ë São a causa básica doenvelhecimento;
ë Comprometem o desenvolvimento do cancro, de cataratas, da diabetes, da aterosclerose, da asma e doenças reumatológicas e cardiovasculares;
ë Pode ter implicações nas lesões...
tracking img