Radicais livres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Radicais Livres

Introdução
A interação dos radicais livres com o sistema biológico, independentemente de sua fonte, pode, por vezes, resultar em consequências significativas para a saúde, podendo contribuir para o desenvolvimento de certas patologias associadas ao envelhecimento, bem como estar associada com o próprio processo de envelhecimento. Os efeitos danosos promovidos por estainteração são muito variados quanto às formas de manifestação e dependem de inúmeros fatores associados à espécie reativa, ao tipo e extensão do dano a biomoléculas, ao local de ação e, sobretudo, à capacidade de reparo do sistema biológico. Eles são conhecidos como os grandes vilões causadores de processos degenerativos no nosso organismo. Mas o que pouca gente sabe é que os radicais livres também sãoessenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Meu objetivo neste trabalho é esclarecer dúvidas sobre o tema....
O oxigênio, tão necessário para a vida humana, vira agente do mal e estraga as nossas células, pois nossa respiração forma os radicais livres, destruidores de células de que o corpo precisa.
               Nele existem moléculas desestabilizadas que provocam a oxidação (degeneração)celular. Este processo “corrosivo” pode ser observado quando partirmos uma maçã e guardamos uma das partes na geladeira. Em pouco tempo sua face estará escurecida. Esse efeito é provocado pela ação dos radicais livres, que oxidam (enferrujam) a superfície da fruta. O mesmo acontece em nossas células quando tais radicais se encontram em excesso.
               Para um melhor entendimento do queacontece vamos analisar de forma simples, as ocorrências provocantes de tais excessos.

O que são?
Átomos ou moléculas altamente reativos, que contêm número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica É este não-emparelhamento de elétrons da última camada que confere alta reatividade a esses átomos ou moléculas.
Essas moléculas são instáveis, pois apresentam um elétron quetende a associar-se de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar.
No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia.
Do total do oxigénio que respiramos todos os dias, 2 a 5% converte-se em radicaislivres, que não são totalmente prejudiciais. Quando produzidos em quantidades moderadas, combatem as bactérias e vírus presentes no nosso corpo.
O nosso metabolismo produz inúmeras substâncias para neutraliza-los. No entanto, quando passamos a produzi-los em excesso, tornam-se prejudiciais, pois danificam as células saudáveis e, com isso, aumentam o risco para o desenvolvimento de doençascrônicas.
Os radicais livres são formados na mitocôndria, que pode ser considerada o motor das
        células. É nas mitocôndrias que a célula produz energia a partir da glicose e do O2. É
        neste processo que os radicais livres são formados e imediatamente neutralizados pelas
        enzimas existentes dentro da mitocôndria. Essas enzimas têm vários minerais na sua
        composiçãocomo: ferro, manganês e selênio. No caso de deficiência na síntese dessas
        enzimas por falta dos minerais necessários, ou no excesso de O2 a ser metabolizado,
        teremos um aumento dos radicais livres que podem escapar da mitocôndria atingindo a
        célula e a corrente sangüínea, sendo então combatidos pelas vitaminas anti-oxidantes
        (vitamina C, E, A, b caroteno,riboflavina, etc.) e por outras enzimas que têm cobre,
        zinco e selênio na sua composição
AÇÃO DOS RADICAIS LIVRES
A formação de radicais livres derivados do oxigênio em vários processos metabólicos exerce um papel importante no funcionamento do corpo humano. Eles são responsáveis pelo transporte de elétrons na cadeia respiratória e, em alguns tipos de células, têm a capacidade de...
tracking img