Radicais livres e envelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Radicais Livres e Envelhecimento

A teoria de que o envelhecimento é resultado de danos causados por radicais livres é creditada a Denham Harman que, em 1956, baseou-se na observação de que a irradiação em seres vivos levava à indução da formação de radicais livres, os quais diminuíam o tempo de vida desses seres e produziam mudanças semelhantes ao envelhecimento. De acordo com estateoria, o lento desenvolvimento de danos celulares irreversíveis leva ao envelhecimento. Oxidações químicas e enzimáticas envolvendo a formação de radicais livres aceleram o fenômeno do envelhecimento por danos ao DNA e por atuarem na desidrogenação, hidroxilação e na glicação proteica. A última reação envolve a perda das funções biológicas de proteínas, como o colágeno e proteoglicanas, que resultamem alterações da estrutura da membrana e aumento da flacidez da pele. A fonte desses RL pode ser endógena, associada às reações metabólicas (reação de oxidação na mitocôndria, fagocitose durante o processo de inflamação, ativação do metabolismo do ácido araquidônico) e exógena (devido à radiação ultravioleta –em especial o UVA que reage com fotossensibilizadores e com cromóforos da pele como amelanina–), com fatores ambientais – pesticidas, poluição, fumaça de cigarro, medicamentos antitumorais e estilos de vida não saudáveis.
A senescência replicativa foi descrita como a interrupção irreversível do crescimento que ocorre após várias divisões celulares com a expressão excessiva de algum inibidor quinase ciclina-dependente. Estresses fortes podem aumentar o nível de erros acima dolimiar da capacidade de diluição dos erros por meio da divisão celular, levando a célula tanto para a necrose, apoptose ou senescência, dependendo do tipo de célula, do nível das defesas específicas e do nível de erros gerados pelo estresse. A atividade dos RL também mostra a capacidade de oxidar e fazer ligações cruzadas com proteínas. Em particular, os resíduos aminoácidos proteicos são altamentesusceptíveis ao ataque oxidativo. O DNA é altamente susceptível ao ataque por RL. A reação de um radical oxigênio com o DNA pode retirar uma base ou causar uma quebra na dupla fita, o qual possui potencial para produzir um evento prejudicial ou até mesmo letal. Lesões oxidativas no DNA não se acumulam com a idade, e parece ser uma importante contribuição para o processo de envelhecimento.
O corpohumano é uma somatória de células que vão se renovando ou morrendo ao longo da vida. Os responsáveis pelo envelhecimento das células são os radicais livres. Eles se formam durante a vida, mas são mais sentidos a partir da idade adulta. Segundo o professor-pesquisador Fabio Giordano, a velhice humana é uma realidade biológica à medida que o tempo passa e avança o desenvolvimento orgânico. Há umacomplexa interação entre mudanças biológicas, psicológicas e sociais, sendo difícil estabelecer qual desses três fatores é mais determinante no envelhecimento.
O aumento na produção de radicais livres é responsável pela agressão às células. As reações químicas que ocorrem podem favorecer o depósito de placas nas paredes das arteriais, assim como a combinação de radicais livres com o DNA dascélulas, alterando seu código genético e produzindo uma multiplicação desordenada - o que pode provocar câncer e infarto do miocárdio.
Não podemos eliminar totalmente essa formação de radicais livres no nosso organismo, mas as principais fontes externas sim. São elas: fumaça em geral (cigarro, de veículos, de churrasqueiras etc.), bebidas alcoólicas, exposição a poluentes atmosféricos, raios solares,raios X, excesso de ingestão de carnes vermelhas,
frituras, embutidos, alimentos defumados.
Se a intenção das pessoas é evitar o envelhecimento, o emagrecimento também contribui para vida longa e saudável. Quando se faz um cardápio de emagrecimento logicamente há diminuição da ingestão de alimentos e melhores escolhas dos mesmos quanto a sua qualidade.
Esse processo deverá estar associado ao...
tracking img