Radiaçao nas camadas atmosfericas

Páginas: 8 (1756 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
Introdução:
Uma atmosfera é uma camada de gases que envolve um corpo material com massa suficiente. Esses gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo. No caso do planeta Terra, a atmosfera é uma camada relativamente fina de gases e material particulado, os aerossóis.
Essa camada funciona como uma película protetora para os seres humanos, pois absorveboa parte das radiações ultravioletas oriundas do sol, além de conter gases necessários para os processos vitais.
Porém analisaremos a importância da atmosfera com outros olhos, o foco desse trabalho é observar e discutir a relação entre a atmosfera e as ondas eletromagnéticas, estudando sua influência na propagação, absorção, reflexão, refração, e outros fenômenos que ocorrem com tais ondas, alémde explanar um pouco sobre suas camadas, composição e outras características importantes.

A Atmosfera e sua composição
No início da formação do planeta Terra a atmosfera era composta basicamente por gases (Metano, amônia, nitrito, vapor de água e dióxido de carbono) resultantes das constantes erupções e colisões na superfície da terra, além dos que eram expelidos por rachaduras na crostaterrestre.
Então, em uma segunda fase, surgiram os primeiros organismos vivos que realizavam fotossíntese, absorvendo o gás carbônico da atmosfera e transformando-o em oxigênio. Com isso acontece uma das maiores transformações causadas no planeta por algum organismo vivo: a atmosfera torna-se saturada de oxigênio.
Atualmente, o nitrogênio  e o oxigênio juntos, somam cerca de 99% dos gases quecompõem a atmosfera terrestre. O oxigênio é consumido pelo seres vivos através do processo de respiração e transformado em dióxido de carbono e vapor de água que serão depois reabsorvidos pelos organismos. O dióxido de carbono será consumido no processo de fotossíntese, e o vapor de água, responsável, por redistribuir a energia na terra através da troca de energia de calor latente, produzir o efeitoestufa e causar as chuvas, será novamente consumido pelos organismos vivos na sua forma líquida.
Outros gases que compõem a atmosfera terrestre são: dióxido de carbono, argônio, metano, óxido nitroso, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxido e dióxido de nitrogênio, os clorofluorcarbonos, ozônio, e outros que integram o 1% restante da atmosfera.
Para fins de estudos a atmosfera terrestre édividida em algumas camadas de acordo com a variação das transições de temperatura:
Troposfera: é a primeira camada da atmosfera e tem uma altura média de 12 km. É a camada mais agitada da atmosfera, onde ocorrem os fenômenos meteorológicos. Na troposfera, a temperatura diminui com a altitude.
Estratosfera: está localizada após a troposfera e até cerca de 50 km de altitude; é na estratosfera que selocaliza a camada de ozônio, um gás da família do oxigênio responsável pela absorção de grande parte das radiações ultravioletas, um tipo de radiação extremamente nocivo para a vida na Terra; é nesta camada que se inicia a difusão da luz solar que origina a cor azul do céu; ao contrário do que acontece na troposfera, na estratosfera a temperatura aumenta com a altitude.
Mesosfera: é uma camadada atmosfera localizada entre os 50 km e os 85 km de altitude e que se caracteriza por temperaturas extremamente baixas que diminuem com a altitude e que podem atingir os -120ºC no seu limite superior; é na mesosfera que se dá geralmente a combustão dos meteoróides provocando o fenômeno das estrelas cadentes.
Termosfera (ou ionosfera): localiza-se entre os 85 km e os 400 km de altitude e écaracterizada pelo fato de, devido aos processos de ionização, a temperatura aumentar com a altitude. É nesta camada que ocorre a propagação das ondas de rádios. Entretanto, apenas aquelas ondas dentro de determinados intervalos de freqüência são refletidas.
Exosfera: inicia-se acima dos 400 km e é constituída essencialmente por átomos de hidrogênio, oxigênio ionizado e oxigênio neutro; nesta camada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Camadas atmosfericas
  • Radiação terrestre e Atmosferica
  • Camada de Ozônio e Radiação Ultravioleta
  • Radiação ultravioleta e camada de ozônio
  • SIMULAÇÃO DE DISPERSÃO DE POLUENTES NA CAMADA LIMÍTROFE ATMOSFÉRICA
  • Solstício, equinócio, camada de ozônio, radiação solar
  • Radiação
  • Radiação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!