Radiações ionozantes

Páginas: 7 (1652 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
Radiação Ionizante

Radiações
São ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com alta velocidade e portando energia, eventualmente carga elétrica e magnética, e que, ao interagir podem produzir variados efeitos sobre a matéria. Elas podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio AM e FM, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga elétrica, carga magnéticas mais comuns são, feixes de elétrons, feixes de prótons, radiação beta, radiação alfa. Das radiações particuladas sem carga elétrica, a mais conhecida é o nêutron.
Radiações ionizantesAo interagir com a matéria, os diferentes tipos de radiação podem produzir variados efeitos que, podem ser simplesmente a sensação de cor, a percepção de uma mensagem codificada e manipulada em áudio e vídeo numa televisão, a sensação de calor provocada por feixes de lasers, o aquecimento de alimentos num forno de microondas, uma imagem obtida numa chapa radiográfica ou então, a produção de íonse elétrons livres devido à ionização.
As radiações são denominadas de ionizantes quando produzem íons, radicais e elétrons livres na matéria que sofreu a interação. A ionização se deve ao fato das radiações possuírem energia alta, o suficiente para quebrar as ligações químicas ou expulsar elétrons dos átomos após colisões.
Radiação Alfa ()

A radiação alfa possui carga positiva, ela éconstituída por 2 prótons e 2 nêutrons.
As partículas Alfa, por terem massa e carga elétrica relativamente maior, podem ser facilmente detidas, até mesmo por uma folha de papel elas em geral não conseguem ultrapassar as camadas externas de células mortas da pele de uma pessoa, sendo assim praticamente inofensivas. Entretanto podem ocasionalmente, penetrar no organismo através de um ferimento ou poraspiração, provocando, nesse caso lesões graves. Têm baixa velocidade comparada a velocidade da luz (20 000 km/s).
Ela é encontrada na Geraçao de Energia pela alta produçao de energia cinética, atraves do enriquecimento de Uranio, em um reator, que é uma gerador termo-elétrico de
energia, onde a fonte de calor está situada dentro do vaso de pressão.
Ao invés de ser proveniente da queima degás, óleo ou carvão, como nas usinas convencionais, o calor provém da reação nuclear de fissão. Devido ao baixo nível de enriquecimento do U-235, de 1 a 3%, um reator nuclear nunca pode explodir como uma bomba atômica. Esta tem um nível de enriquecimento isotópico acima de 90%. Explosões de caráter químico e desastres de supercriticalidade podem ocorrer, conforme ocorreu
com o reator de Chernobyl ede Thre Mile Island e Fukushima.
Acidentes em que ocorre a fusão do núcleo, por superaquecimento, acompanhado com uma explosão química que permite a liberação de grande quantidade de material radioativo (fragmentos de fissão, produtos de ativação) para o ambiente, podem ocasionar a contaminação de extensas áreas, até países, e causar a morte de muitas pessoas.
Daí a necessidade de umprocedimento rigoroso de licenciamento, inspeção e manutenção da qualidade, para evitar tais eventos.
A radiação vermelha é referente ao raio alfa.

Radiação Beta (ß)
Consiste de um elétron negativo (β-) ou positivo (β+) emitido pelo núcleo na busca de sua estabilidade, quando um nêutron se transforma em próton ou um próton se transforma em nêutron, respectivamente, acompanhado de uma partícula neutra demassa desprezível, denominada de neutrino. Por compartilhar, aleatoriamente, a energia da transição com
o neutrino, sua energia é variável, apresentando um espectro contínuo até um valor máximo.
Seu poder de penetração é pequeno e depende de sua energia. Para o tecido humano, consegue atravessar espessura de alguns milímetros.
Exemplo:
Aplicadores
São fontes radioativas beta emissoras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiações
  • Radiações
  • Radiaçoes
  • Radiações
  • Radiações
  • Radiações
  • Radiacoe
  • Radiações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!