Radiações ionizantes e não ionizantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA CIRCULATÓRIO


No homem, a circulação é feita através de um sistema fechado composto por mais de 100.000 km de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. É o responsável, através do transporte de cerca de 5l de sangue (nos adultos), pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias dos e para os tecidos do corpo. Também, é essencial à comunicação entrevários tecidos.

É responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo:
oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos órgãos excretores, como os rins, tem importante papel no sistemaimunológico na defesa contra infecções, termo-regulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica. Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos. Ele transporta o sangue por todas as partes do corpo.


O sistema circulatório também chamado de sistema cardiovascular é constituído por:

*sistema sanguíneo - coração e vasossanguíneos (artérias, veias e capilares);

*sistema linfático - vasos linfáticos e órgãos linfóides;

*órgãos hematopoiéticos - medula óssea e órgaõs linfóides.





Vasos Sanguíneos



Artérias: são vasos que se ramificam a partir do coração, encarregados de distribuir a todos os órgãos e tecidos, o sangue que é bombeado através da artéria aorta. Os troncos vão se ramificando em artériasde menor calibre até terminarem em arteríolas , que são as menos calibrosas , a partir das quais se formam as redes capilares. As artérias mantêm relações com ossos, articulações, veias e nervos.

Veias: As veias são vasos destinados a levar o sangue de todas as partes do corpo, desde os capilares, até o coração. As veias nascem das redes capilares pelas vênulas, que se unem entre si paraformar vasos cada vez maiores que vão atingir o coração, transportando o sangue que já sofreu trocas com os tecidos. Apresentam válvulas em seu interior, que impedem o retorno do sangue, auxiliando sua progressão em direção ao coração.

Capilares sanguíneos: capilares são ramificações muita finas das artérias e das veias. Apresentam apenas endotélio, cujas células são espaçadas, permitindo as trocasmetabólicas entre o sangue e o tecido. Sua distribuição é quase completa em todo o corpo com raras ausências como no caso da epiderme e da córnea.




SISTEMA LINFÁTICO


O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfóides e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importantecomponente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
O sistema linfático possui três funções interrelacionadas:
(1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais,
(2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e,
(3) produção de células imunes (como linfócitos, monócitos ecélulas produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).
Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa.
Ao contrário do sangue, que é impulsionado através dos vasos através da força do coração, o sistema linfático não é um sistema fechado e nãotem uma bomba central. A linfa depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular. A linfa move-se lentamente e sob baixa pressão devido principalmente à compressão provocada pelos movimentos dos músculos esqueléticos que pressiona o fluido através dele.
A contração rítmica das paredes dos vasos também ajuda o fluido através dos capilares linfático. A linfa segue desta...
tracking img