Uso das radiações que têm a capacidade de atravessar a matéria e velar filmes (raios X); Uso da capacidade (Radioterapia ou esterilização de material médico);

A Área que mais utiliza a radiação hoje em dia é a medicina, como na radiologia, na radioterapia e na medicina molecular. A mais antiga e difundida área desta utilização é a radiologia, que estuda como se faz e interpreta a radiografia.

As radiografias não afetam a saúde da pessoa irradiada devido ao curto espaço de tempo em que apessoa é exposta à radiação e também que este não constitui um ato rotineiro. Mesmo assim, mulheres no primeiro trimestre de gravidez devem evitar a exposição aos raios X. A radioterapia e a medicina nuclear constituem outra área de atuação da medicina com o uso da radiação.
A radioterapia é destinada principalmente ao controle do câncer, uma vez que a radiação penetra no corpo e atinge tumores malignos. Na radioterapia o paciente fica exposto mais tempo à radiação euma alta dose é dirigida àregião a ser tratada. A radioterapia tem como principal objetivo a agressão de tecidos do corpo humano, no caso os tumores.

O objetivo da medicina nuclear visa o diagnóstico. Na medicina nuclear substâncias radioativas são injetadas pela veia do paciente, e, tempo depois este é colocado sob equipamentos que medem a radioatividade da droga injetada e que foi absorvida por certos órgãos do corpo. Assim é possível fazer um mapeamento de órgãos, dependendo do tipo de material injetado. Aradiação, por atacar microorganismos, também é utilizada na esterilização de materiais.
Vários isótopos radioativos são usados na medicina. Um exemplo é quando vamos fazer uma cintilografia com o intuito de verificar as condições de nossos órgãos internos, e introduzimos no organismo uma pequena quantidade de material radioativo. Os isótopos que apresentam essa característica são denominados radiotraçadores, eles possuem a propriedade de se acumularem em um determinado órgão. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Radiação na área da saúde. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Radia%C3%A7%C3%A3o-Na-%C3%81rea-Da-Sa%C3%BAde/112653.html

MLA

"Radiação na área da saúde" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Radia%C3%A7%C3%A3o-Na-%C3%81rea-Da-Sa%C3%BAde/112653.html>.

MLA 7

"Radiação na área da saúde." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Radia%C3%A7%C3%A3o-Na-%C3%81rea-Da-Sa%C3%BAde/112653.html>.

CHICAGO

"Radiação na área da saúde." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Radia%C3%A7%C3%A3o-Na-%C3%81rea-Da-Sa%C3%BAde/112653.html.