Radcliffe-brown - os nuer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FAFICH
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAS
Guilherme Mucceli Moreira Rangel Cruz

TRABALHO SOBRE RADCLIFFE-BROWN

Fichamento sobre o texto “Os Nuer – Uma descrição do modo de subsistência e das instituições políticas de um povo Nilota”

Brasil 2012
CAPÍTULO I

O autor começa o texto definindo o critério geográfico-espacial como um fator determinantepara a cultura simples dos Nuer. Apesar de cultivadores – em certas tribos – o que lhes dá prazer é cuidar do gado. Além do prazer da atividade, ela também norteia a vida dessa população – como, por exemplo, nas relações com tribos vizinhas. O entendimento das relações matrimoniais, de disposição dos recursos naturais e de outras tantas é mensurado pelo gado, isto é, o animal é ponto referencial nasrelações envolvendo tal grupo. Um exemplo é os nomes dados aos integrantes dessa população, que, frequentemente, são chamados por substantivos que dizem respeito aos seus bois favoritos – seja pela forma, cor, entre outros. Entendido o gado como o principal bem dos Nuer, entende-se, também, que essa população tende a definir os processos e suas relações sociais em função dele. O autor frisa quepara entendimento dessa tribo é imprescindível o aprendizado do idioma social bovino. Apesar de sua multi funcionalidade, a principal função do gado é o leite que ele fornece. Como as necessidades das crianças são as principais a serem satisfeitas – pensam os Nuer –, o leite torna-se razão maior na criação bovina. Suas vacas, destarte, são valorizadas de acordo com a quantidade de leite quefornecem. Na ideia dessa população, uma vaca não se resume simplesmente a um animal, mas sim, uma vaca boa ou uma vaca ruim. Tal categorização é referência para o aval de um Nuer quando lhe é oferecido uma vaca como forma de pagamento, ou seja, cabe ao credor – após avaliação se é uma vaca boa – o aceite ou não de determinado animal oferecido.
Como regra geral os homens estão proibidos de ordenhar asvacas; mulheres e crianças executam tal função. Cabendo exceção quando não nenhuma mulher e/ou criança para executar tal ofício. Os Nuer não tem a condição – como gostariam – de viverem exclusivamente da atividade pastoril, já que o número e a distribuição deles não são favoráveis, como fora em outra época. Outra atividade relacionada ao gado é o corte, não é uma atividade regular, porém é comum osacrifício de carneiros e bois nas cerimônias. É determinado as ocasiões as quais é permitido matar um boi exclusivamente pela carne, caso contrário é vedado tal prática. Inclusive acreditavam que o boi possa lançar uma maldição. Por sua vez, o animal que morre naturalmente é comido. Além das funções funcionais dos bovinos, os Nuer também valorizavam a estética desse animal, isto é, a gordura e otamanho do boi são fatores significativos; é de extrema importância que os ossos dos quadris não apareçam. Além da comida os bovinos oferecem utensílios domésticos a seus donos, fazendo-se entender que o valor econômico do gado seja mais extenso. Os Nuer não mantêm os animais reprodutores em grande número – como em outras tribos da África Oriental -, o que de acordo com o autor é um erro. Adianteo autor chega à conclusão de que o gado não poderia sobreviver às condições do meio ambiente desfavoráveis, é dizer: os Nuer gastam suas vidas para garantir o bem estar delas.

“Desafiam animais selvagens para protegê-la; e fazem ornamentos para enfeitá-la. Ela vive sua vida tranquila, indolente e inativa graças à dedicação dos Nuer. Na verdade o relacionamento é simbiótico: gados e homensmantêm sua vida graças aos serviços recíprocos.”. Radcliffe-Brown, 1940, pág. 47.


CAPÍTULO V

O sistema de linhagens – título do capítulo – é estudado, basicamente, através do parentesco. Inicialmente o autor faz uma análise das características relevantes para o sistema territorial dos Nuer. A descendência dessa tribo é a partir de um ancestral comum, entre os quais está proibido...
tracking img