Radares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO.



Com a ajuda deste trabalho, pretendo mostrar como é o funcionamento de um radar, enfatizando sobre o surgimento desse aparelho que revolucionou a história, também mencionarei sobre os tipos de radares, a utilidade que cada um representa, principalmente na navegação. Neste pequeno trabalho, procurei mostrar, através de uma visão global acerca do tema, levar oentendimento sobre o tema, bem como o seu conceito, para poder aprofundar dessa forma, o nosso conhecimento sobre os radares.




Para compor esse estudo de maneira completa, nas primeiras linhas deste trabalho, estarei mencionado um pouco sobre a história dos radares, os tipos e seu emprego em determinadas atividades realizadas pelo homem.




Entrando realmente no assunto sobre radares,ao qual o tema foi concedido a toda turma, irei focar sobre o tema, bem como mencionar seu uso e importância para a navegação.




2. CONCEITOS BÁSICOS:

A sigla RADAR, do inglês Radio Detection And Ranging (Detecção e Telemetria pelo Rádio), designa um dispositivo eletrônico que permite ao homem detectar e localizar objetos à longa e curta distância, e sob condições deluminosidade muito precárias  para o olho humano. O radar emite ondas eletromagnéticas que são refletidas por objetos distantes. A detecção das ondas refletidas permite determinar a localização do objeto. Ondas eletromagnéticas que são refletidas por objetos distantes. A detecção das ondas refletidas permite determinar a localização do objeto.
3. HISTÓRIA DO RADAR:
O primeiro Radar foiconstruído em 1904, por Christian Hülsmeyer na Alemanha, naquela época não houve utilidade prática para o dispositivo, de baixa precisão, construção difícil, e sistema de detecção de eco ineficiente. Em 1934, Pierre David, revisando teoria eletromagnética, encontrou o estudo realizado pelo alemão, iniciou então, experiências para o desenvolvimento de um sistema de detecção por ondas de rádio dealta frequência, eficiente para a localização de aviões. Simultaneamente, Henri Gutton e Maurice Ponte, conseguiram criar um dispositivo de detecção que funcionou com grande precisão.
Em 1935, foi instalado o primeiro sistema de Radiotelemetria no navio Normandie com o objetivo de localizar e prevenir a aproximação de obstáculos. No início da Segunda Guerra Mundial (1939), Watson Watt,melhorou e desenvolveu novas tecnologias, utilizando o sistema de telemetria fixa e rotatória. Os radares foram muito importantes na previsão de ataques inimigos, pois os ingleses sabiam com precisão a distância, velocidade e direção do ataque, tendo tempo de dar o alarme para a população se proteger, diminuindo imensamente as baixas civis, apesar do bombardeio constante efetuado pelos alemães. AsPotências do Eixo, também estavam a desenvolver sistema similar, porém seu uso era diferente, os radares alemães, eram para aumentar a precisão de tiro, facilitando o direcionamento dos projéteis ao alvo.
4. FUNCIONAMENTO DO RADAR:
O radar é composto por uma antena transmissora receptora de sinais para Super Alta Freqüência (SHF), a transmissão é um pulso eletromagnético de altapotência, curto período e feixe muito estreito.
Durante a propagação pelo espaço, o feixe se alarga em forma de cone, até atingir ao alvo que está sendo monitorado, sendo então refletido, e, retornando para a antena, que neste momento é receptora de sinais.
Como se sabe a velocidade de propagação do pulso, e pelo tempo de chegada do eco, pode-se facilmente calcular adistância do objeto. É possível também, saber se o alvo está se afastando, ou se aproximando da estação, isto se deve ao Efeito Doppler, isto é, pela defasagem de freqüência entre o sinal emitido e recebido.
5. CONSTRUÇÃO FÍSICA DO RADAR:
O equipamento do radar é composto de:
• Uma antena transceptora;
• Da linha de transmissão ou guia de onda;
• De um transmissor de alta...
tracking img