Radara

935 palavras 4 páginas
Surgimento da filosofia analítica

A filosofia analítica surge no século XX com Russel e Moore na Inglaterra, com Frege na Alemanha e Wittgenstein na Áustria, ela se desenvolve através de neopositivismo ou também chamado de empirismo lógico com Schile e Carnap na Alemanha.

Noções principais da corrente analítica

Chama-se analítica porque prioriza a análise da linguagem e não os princípios metafísicos, nem as relações entre sujeito e objeto: Não interessa a relação entre o modo de conhecer o mundo e a verdade, e sim o modo como o pensamento é expresso pela linguagem, especialmente as proposições. A filosofia analítica ou da linguagem representa o esforço de pensadores de diversas tendências no sentido de rever o conceito de tal verdade vista anteriormente, verifica-se uma crítica Radical da tentativa tradicional de encontrar a verdade na relação sujeito e objeto, deslocando esse fundamento para a linguagem. Desse modo, basta clarificar a linguagem cotidiana através de uma análise lógica para obter sentido.

Precursores e Correntes de pensamento

* Moore e a defesa do senso comum

George Moore (1873-1958) foi o fundador da escola analítica. Ele defende um realismo que é próprio do senso comum e também a tese de que o conhecimento decorre das evidências dos dados dos sentidos expressos em proposições acerca da experiência sensorial, Moore refuta o idealismo, mostrando que é da sensação que surge o conhecimento do mundo exterior.

* Russel e atomismo lógico ou lógica matemática

B. Russel (1872-1970) foi pensador e pesquisador, suas obras levaram a discussão filosófica a um público mais amplo, defendendo a tese de que a matemática pode ser deduzida das leis da lógica, dá continuidade às teses realistas de Moore, e ensina que depois de ter esclarecido a análise lógica, vê-se que todo conhecimento de verdade ou de proposições gerais provém de inferências lógica.

* Wittgenstein e a linguagem lógica

Ludwig Wittgenstein (1889-1951) é considerado a

Relacionados

  • Ergonomia
    3022 palavras | 13 páginas
  • MEDICINA
    3022 palavras | 13 páginas