Radara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Surgimento da filosofia analítica

A filosofia analítica surge no século XX com Russel e Moore na Inglaterra, com Frege na Alemanha e Wittgenstein na Áustria, ela se desenvolve através deneopositivismo ou também chamado de empirismo lógico com Schile e Carnap na Alemanha.

Noções principais da corrente analítica

Chama-se analítica porque prioriza a análise da linguagem e não os princípiosmetafísicos, nem as relações entre sujeito e objeto: Não interessa a relação entre o modo de conhecer o mundo e a verdade, e sim o modo como o pensamento é expresso pela linguagem, especialmente asproposições. A filosofia analítica ou da linguagem representa o esforço de pensadores de diversas tendências no sentido de rever o conceito de tal verdade vista anteriormente, verifica-se uma críticaRadical da tentativa tradicional de encontrar a verdade na relação sujeito e objeto, deslocando esse fundamento para a linguagem. Desse modo, basta clarificar a linguagem cotidiana através de umaanálise lógica para obter sentido.

Precursores e Correntes de pensamento

* Moore e a defesa do senso comum

George Moore (1873-1958) foi o fundador da escola analítica. Ele defende um realismo que épróprio do senso comum e também a tese de que o conhecimento decorre das evidências dos dados dos sentidos expressos em proposições acerca da experiência sensorial, Moore refuta o idealismo,mostrando que é da sensação que surge o conhecimento do mundo exterior.

* Russel e atomismo lógico ou lógica matemática

B. Russel (1872-1970) foi pensador e pesquisador, suas obras levaram a discussãofilosófica a um público mais amplo, defendendo a tese de que a matemática pode ser deduzida das leis da lógica, dá continuidade às teses realistas de Moore, e ensina que depois de ter esclarecido aanálise lógica, vê-se que todo conhecimento de verdade ou de proposições gerais provém de inferências lógica.

* Wittgenstein e a linguagem lógica

Ludwig Wittgenstein (1889-1951) é considerado a...
tracking img