Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Racismo é um preconceito contra um grupo racial. No Brasil começou no período colonial, quando os negros foram trazidos para trabalho escravo nos engenhos de cana-de-açúcar. Em 1889 houve aboliçãoda escravatura, porem não teve um projeto assistencial ou leis para facilitação na inclusão dos negros á sociedade, fazendo com que continuassem a serem tratados como inferiores e marginalizados, emsua cultura e religião.
Paulo Freire afirma que existe democracia racial no país, penso que essa afirmação é a base da construção de nossa identidade nacional pois, foi com a mistura racial quedesenvolveu a mestiçagem no país, diminuindo assim a distancia entre brancos e negros, estabelecendo uma certa igualdade.
Nos dias de hoje, o negro ainda enfrenta muitas dificuldades para superar adiscriminação no mercado de trabalho e na sociedade em geral isso é decorrente da dificuldade de acesso ao uma educação básica de qualidade e maior incidência da pobreza como conseqüência, levando aficar a margem da sociedade.
Mesmo com a lei que garante igualdade, após a promulgação da constituição que considera o racismo como “crime inafiançável e imprescritível”, os negros não conseguemfacilmente as mesmas posições que os brancos. Recentemente o governo brasileiro tomou medidas afim de reduzir as desigualdades sociais entre brancos e negros, estabelecendo um sistema de cotas paraafro descendente no ingresso em faculdades e concursos.
Apesar de todas as medidas, uma triste constatação nos é mostrada no artigo que Marco Aurélio escreveu mostrando que nada ou muito poucomudou.
Sobre os negros ainda pesa o diferenciamento das raças, tendo a violência e a mortalidade estatisticamente mostrada entre eles.
Edward Telles, professor americano da universidade daCalifórnia, em Los Angeles, em seus estudos sobre racismo brasileiro, conclui que:
“A essência do Brasil, como nação se expressa através da afirmativa da mistura étnica a tolerância (Em 1999 havia mil e...
tracking img