Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Especialização Tecnológica em Qualidade Ambiental

Técnicas de Comunicação

Racismo

Racismo

Bruno Santos nº 28134
Cláudio Almeida nº28135
Pedro Cunha nº28177

Índice

* 1. Introdução …………………………………………..…. 3
* 2. Racismo …………………………………………..……. 4
* 2.1. Origem do Racismo ……………………..……… 5
* 2.2. Vários tipos de racismo ………………..……….. 7
* 3. Racismo, umfenómeno social ………………… ………10
* 4. Racismo em Portuga …………………………………... 17
* 5. Conclusão ……………………………………..……… 20
* 6. Bibliografia …………………………………..………. 21

* 1. Introdução

Em muitos casos da vida real, ouvimos na televisão ou na internet, o termo racismo. E perguntamo-nos o que nos leva a sermos racistas?
Quem tem razão? A ciência demonstra, realmente, que existem diferenças?Devemos viver isolados dos outros grupos diferentes de nós?
São perguntas que surgem perante as situações que aconteceram, não só no passado, mas também acontecem no presente, onde o racismo ainda permanece.
Neste trabalho, abordamos o conceito de Racismo, associando a termos também de Xenofobia e do Preconceito.

* 2. Racismo

É a crença na existência de raças humanas mais importantes doque outras, ou seja, é a forma de pensar que há raças superiores do que outras, dependendo do sujeito em questão.
Acreditam de que há raças de características físicas diferentes, de inteligência superior e de manifestações culturais mais acertadas do que outras.
O racismo, discriminação de povos ou pessoas com base no preconceito da sua inferioridade tem sido ao longo dos seculos, parte integrantedas mais diversas ideologias e formas de organização social.
Esteve, por exemplo, na base da escravatura em muitas civilizações, da perseguição conduzida por Adolf Hitler a judeus, ciganos  e outros povos e levada a cabo pelo  Terceiro Reich, do apartheid sul-africano, ect.
Ainda hoje, os preconceitos de raça, se bem que não marquem a estrutura da maior parte das sociedades, manifestam-se deformas variadas em muitas partes do globo.
O racismo tem sido justificado de muitas maneiras: na maior parte das vezes, pela ideia de que certos povos são intelectualmente inferiores ou bárbaros (porque apresentam costumes diferentes, seguem outras religiões ou com base em nacionalismos que vêm na sujeição ou rejeição do outro  (xenofobia) a defesa do seu próprio modo de vida.O racismo vai contra os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948, que afirma a igualdade de todas as pessoas.

Figura 1
* 2.1. Origem do Racismo

O racismo teve as suas origens, principalmente devido à exploração de povos na antiguidade, pois eram utilizados grupos humanos considerados de “ raça inferior “ para trabalhar como escravos. Estes grupos eram constituídos na sua maioria porpessoas de raça negra, estes eram arrancados dos seus países de origem para trabalharem como escravos, produzindo nos países para onde iam riqueza para os colonizadores do país, devido a esta marginalização é bom salientar que a escravidão foi uma das principais razões para a origem do racismo. O racismo foi inventado pelos ricos para manter os trabalhadores divididos para que eles não se unissem ederrubassem o capitalismo.
O racismo originou-se com o sistema europeu de classes em que as pessoas apenas tinham peles pigmentadas se trabalhassem no exterior. O termo “ sangue azul” teve origem na possibilidade de se observar as veias das pessoas ricas através da sua pele pálida, com isto tiramos a conclusão que as pessoas que tinham peles pigmentadas eram as que trabalhavam (os escravos) e aspessoas que tinham pele branca eram os ricos, aqueles que consideravam o trabalho manual o dever dos inferiores – os “cavalheiros”, as “damas” ou os “de boa família”.
Os capitalistas, através do trabalho dos escravos, começaram a dominar a economia. Os países europeus que exploravam o mundo justificaram a tomada da terra aos não-europeus baseando-se na intolerância religiosa ou cultural....
tracking img