Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária São Lourenço
Disciplina de Psicologia
12ºG


* Docente: João Luís Teixeira

* Discente: Ana Margarida Vitorino Henriques Nº4

Ano lectivo: 2012/2013



Ao longo deste trabalho, será abordado um pouco mais o tema o “Racismo”, posto que ainda hoje, em pleno século XXI é um tema que atormenta e provoca gravíssimos desastres a nível social.
Quandose fala em racismo, não tem que ser propriamente a nível de cor, mas também a nível cultural, pois como sabemos cada povo tem a sua própria identidade e cultura distinta de outros tantos povos, sendo que muitas das vezes a identidade cultural é também discriminada ou até mesmo “gozada”, devido aos diferentes costumes.
Posto isto, irá ser desenvolvido as diferentes vertentes que o racismo podeter.











* O que é o racismo?

É muito comum nos dias de hoje ouvir falar sobre o racismo e cada vez mais há necessidade de discutirmos este assunto, porque infelizmente muitas pessoas ainda não estão mentalizadas para este problema. Mas o que é o racismo afinal?
Racismo é a tendência do pensamento, ou modo de pensar que há raças melhores ou superioresumas em relação às outras.
Há seres humanos que devido à sua matriz racial acreditam ser superiores e melhores que outros.
O mais comum numa atite racista é evidenciar a diferença na cor da pele, porque o “nosso racismo” é contra aquele não é como nós se é preto, branco, mais magro ou mais gordo…
O racismo não tem fronteiras, pois muita vez ele existe atédentro da mesma raça.




* História do Racismo


O racismo tem assumido formas muito diferentes ao longo da história. Por exemplo na  antiguidade, as relações entre povos. Estas existiam independentemente da raça, pois muitas vezes povos de mesma matriz racial lutavam entre si. Neste caso o racismo aproximava-se da xenofobia. Na Idade Média,desenvolveu-se o sentimento de superioridade xeno fóbico de origem religiosa.
Quando houve os primeiros contatos entre conquistadores portugueses e africanos, no século XV, não houve atritos de origem racial.
No entanto, quando os europeus, no século XIX, começaram a colonizar o Continente Negro e as Américas, encontraram justificações para imporaos povos colonizados as suas leis e formas de viver.
Uma dessas justificações foi a ideia errônea de que os negros e os índios eram "raças" inferiores e passaram a aplicar a discriminação com base racial nas suas colônias, para assegurar determinados "direitos" aos colonos europeus.
Àqueles que não se submetiam era aplicado o genocídio,que exacerbava os sentimentos racistas, tanto por parte dos vencedores, como dos submetidos, como os índios norte-americanos que chamavam os brancos de "Cara pálidas".



* Tipos de racismo


Racismo na escola: uma criança de raça negra numa escola onde frequentem só crianças de raça branca pode ser visto como uma criança diferente, e como certos graúdos e até mesmo adultos nãopercebem o porque de serem diferente, sendo que outros o fazem só por maldade e chacota (xenofobia).


Racismo na religião: apesar de haver religiões que defendem mais divergências religiosas, existem pessoas que não aceitam e outras que nem sequer religiões possuem, o que pode ser alvo de discriminação e de exclusão social


Racismo homossexual: atualmente tem aumentado o número depessoas homossexuais. O racismo sexual, esta presente em casos como, serem expulsos pela família de casa ou habitação ou ate mesmo do ceio familiar, serem algo de preconceito e de protestos e chegarem a ser acatados pelo meios de comunicação social, ou da sociedade em que se encontram.





Racismo de cores: Existe actualmente na sociedade casos de puro racismo por causa da cor da...
tracking img