Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Racismo e Xenofobia
O que é o racismo?
O racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão. Uma agressão que assenta na incapacidade para compreender o outro, para aceitar as diferenças e para se empenhar no diálogo.
O racismo é a crença segundo a qual as capacidades humanas são determinadas pela raça ou grupo étnico, muitas vezes expressa na forma deuma afirmação de superioridade de uma raça ou grupo sobre os outros, e lhes arroga o direito de dominar o mesmo suprimir as outras consideradas inferiores. Pode manifestar-se como discriminação, violência ou abuso verbal.
Consiste em acreditar que certas pessoas são superiores a outras devido a pertencerem a uma raça específica. Os racistas definem uma raça como sendo um grupo de pessoas que tema mesma ascendência. Diferenciam as raças com base em características físicas com a cor da pele e o aspecto do cabelo. Não existe nenhuma prova científica da existência de raças diferentes. A biologia só identificou uma raça: a raça Humana.
É também designado como um conjunto de caracteres físicos, morais e intelectuais que distinguem determinada raça.
O que é a xenofobia?
Xenofobia é umadoença que significa aversão a outras raças e culturas. Muitas vezes é característica de um nacionalismo excessivo. A xenofobia é um medo intensivo, descontrolado e desmedido em relação a pessoas ou grupos diferentes, com as quais nós habitualmente não contactamos. Sentimento de repulsa de uma população ou indivíduos em relação a estrangeiros. As pessoas que apresentam este terror persistente,irracional, excessivo e reconhecido, tendem a evitar o contacto com estranhos uma vez que esta situação lhes provoca extrema angustia, ansiedade, aumento da tensão arterial e da frequência cardíaca.A presença deste tipo de fobia nas pessoas está habitualmente relacionada com acontecimentos traumáticos que envolvem o objecto ou situação fóbica e/ou factores psicossociais.

Racismo e xenofobia

Muitasvezes o racismo e a xenofobia, embora fenómenos distintos, podem ser considerados paralelos e de mesma raiz, isto é, ocorre quando um determinado grupo social começa a hostilizar outro por motivos obscenos. Esta antipatia gera um movimento onde o grupo mais poderoso e homogéneo ataca o grupo mais fraco, ou diferente, pois o segundo não aceita seguir as mesmas regras e princípios ditados peloprimeiro. Muitas vezes, com a justificativa da diferença física, que acaba por se tornar a base do comportamento racista.

Tratamento para a Xenofobia

Para o tratamento da xenofobia são normalmente utilizados os métodos da terapia comportamental. O principal princípio desta terapia no que se refere às fobias, é o da exposição ao objecto ou situação fóbica. No caso particular da xenofobia, será aexposição do doente a pessoas estranhas. Assim sendo, o sujeito vai descobrir que tal situação aterrorizadora, não representa qualquer perigo ou ameaça como ele imaginava. Para ser possível este tipo de encontros, o sujeito vai aprender determinadas técnicas para lidar com a ansiedade ou angústia que sente em relação ao encontro com pessoas desconhecidas. Em alguns casos mais graves é habitual aadministração de medicamentos que tenham por objectivo principal a diminuição da ansiedade extrema, uma vez que esta impede que se realizem as sessões terapêuticas de uma forma eficaz.

A história do racismo

As primeiras concepções racistas modernas surgem em Espanha, em meados do século XV, em torno da questão dos judeus e dos muçulmanos. Até então os teólogos católicos limitavam-se aqui aexigir a mudança ao cristianismo dos crentes destas religiões para que pudessem ser tolerados. Contudo, rapidamente colocam a questão da limpeza de sangue. Não basta convertê-los, "limpando-lhes a alma", era necessário limpar-lhes também o sangue. Só que acabam por chegar à conclusão que este uma vez infectado por uma destas religiões, permaneceria impuro para sempre. A religião determina a raça e...
tracking img