Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGICA EM GESTÃO EMPRESARIAL







RACISMO

















Fortaleza 2009


















RACISMO














Trabalho apresentado ao Curso de Graduação Tecnologica em Gestão Empresarial, como requisito para obtenção da disciplina estagio supervisionado II sobe a orientaçãodo Professor Hommel Pinheiro






Fortaleza 2009









SUMARIO



1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------1

2. AS CONSEQUENCIAS DA DISCRIMINAÇÃO E DO PRECONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR E NA SOCIEDADE ------------------------------2

3.JUSTIFICATIVA----------------------------------------------------------------------4

4. OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS-------- --------------------------------8

5. BIBLIOGRAFIA----------------------------------------------------------------------10

























INTRODUÇÃO



O Racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas esuperiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, emque alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.



























1

AS CONSEQUENCIAS DADISCRIMINAÇÃO E DO PRECONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR E NA SOCIEDADE.

O preconceito nem sempre vem acompanhado de uma agressão, em sua maioria são as maneiras sutis, que comprovam a sua existência no subconsciente do individuo, o que gera a ilusão de um convívio harmônico com as diferenças.
"o preconceito prepara a ação de exclusão do mais frágil, por aqueles que não podem viver a sua fragilidade, em umacultura que privilegia a força.
Dentre as várias conseqüências vistas em vítimas de atos discriminatórios estão à depressão, baixa autoestima, agressividade, desvios comportamentais, formação debilitada da identidade, além de dificuldades na aprendizagem. O desconhecimento das conseqüências do preconceito gera passividade em relação ao tema.
A escola sendo um ambiente social interativo,necessita de atitudes que visem à formação de cidadãos com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenças.
"o preconceito está pautado em um forte componente emocional que faz com que os sujeitos se distanciem da razão. O afeto que se liga ao preconceito é uma fé irracional, algo vivido como crença, com poucas possibilidades de modificação. O preconceito difere do juízo provisório, já queeste último é passível de reformulação quando os fatos objetivos demonstram sua incoerência, enquanto os preconceitos permanecem inalterados, mesmo após comprovações contrárias.
O preconceito afeta a própria consciência da vitima, uma vez que se vê refletido na imagem preconceituosa apresentada.
"Nesse momento, o preconceito cumpre o seu papel, mobilizando nas suas vítimas sentimentos de fracassoe impotência, impedindo-as de desenvolver autoconfiança e auto-estima
Dentre as inúmeras as conseqüências advindas do preconceito para os alunos, estão a dificuldade de se relacionar, atitudes de competição, agressão e violência no cotidiano escolar, comprometimento do senso crítico e ético, sentimento de inferioridade e superioridade, inadequação social, potencial comprometido e fracasso...
tracking img