Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB 2000
DOCENTE- ELIENE MARIA DA SILVA
DISCENTE ELIZABETE OLIVEIRA
CURSO PEDAGOGIA TURMA 05
COMPONENTE CURRICULAR ESTAGIO SUPERVISIONADO
DATA 5-10-2010

Como a escola lida com a diferença racial: A escola discrimina?
Há quem ache absurdo falar de discriminação no Brasil, país onde “todos são iguaisperante a lei”, há quem reconheça que a discriminação exista, mas na sociedade; há ainda quem afirme que a escola, além de discriminar não é capaz de promover a igualdade. Quem esta certo ou errado?
“A escola embora reconheça que seu mais utilizado instrumento de trabalho (livro didático) seja um contentor de visões estereotipadas e discriminatórias, tem dificuldade em perceber-se responsável peladifusão desta visão, atribuindo à responsabilidade á família e a própria criança” (CAVALLEIRO, p.102).
Se uma pessoa adulta, geralmente sofre,fica arrasada, furiosa e ate deprimida ao ser discriminada imagine uma criança de seis anos discriminada pelos seus colegas de escola? Essa criança ao passar por uma situação de discriminação fica acuada, envergonhada, inibida e isso pode interferir no seuaprendizado e em todo o seu desenvolvimento sócio-emocional.
Na maioria das vezes o professor silencia, por não saber lidar com essa situação ou ate por não se dar conta da gravidade e dos danos causados ao discriminado, por essas atitudes racistas.
Segundo Jurjo Torres Santomé, nas instituições de ensino, não se costuma considerar essa forma de opressão como objeto de atenção prioritária. Èfreqüente que tanto as autoridades políticas quanto os professores se vejam como pessoas objetivas, neutras e, por conseguinte, como pessoas que não favorecem a reprodução e produção de comportamentos racistas. Entretanto, quando se fazem analises etnográficas no interior das salas de aula ou se observam os materiais curriculares, logo aparecem, diante de nossos olhos, condutas que invalidam asauto-imagens de neutralidade que o sistema educacional oferece. (p.169).
Infelizmente ainda há muita insensibilidade para com as crianças negras. Por muito tempo, ninguém se preocupou com a importância de colocar entre os brinquedos de educação infantil, bonecos negros ou livros de literatura infantil com personagens negros em posição de destaque. Eu diria que existe ate certa crueldade quando paro paraanalisar algumas frases maldosas e incoerentes se referindo ao negro, como esta: “Branco correndo é atleta, preto correndo é ladrão”. O que por sinal na minha concepção é uma frase sem lógica, pois hoje podemos constatar que os melhores atletas de corrida são negros.
È muito comum encontrarmos frases, piadas, músicas, charges depreciativas que retratam o negro com desprezo e desrespeito. Essacharge feita por Reinaldo do programa Casseta e Planeta, retrata uma situação pela qual muitos negros já passaram ou ainda vão passar. Ela mostra a realidade atual, pois hoje mesmo com tanto avanço, a cor da pele ainda é um agravante no momento de conseguir um emprego. O negro precisa provar que é competente e capaz.

“São numerosas as formas através das quais o racismo aflora no sistemaeducacional, de forma consciente ou oculta. Assim, por exemplo, podem-se detectar manifestações de racismo nos livros didáticos de Ciências sociais, Historia Geografia, Literatura, etc; Especialmente através dos silêncios que são produzidos em relação aos direitos e características de comunidades, etnias e povos minoritários e sem poder. As comunidades ciganas, numerosas nações da África, Ásia e Oceania, amaioria das etnias sul-americana, etc. não existem para os olhos dos leitores desse tipo de materiais curriculares (SANTOMÉ, P.169).
Apesar de toda opressão e postura de silenciamento nos conteúdos dos currículos, as mudanças vem acontecendo aos poucos, hoje já se percebe um avanço importante, pelo menos no plano conceitual, com a criação das leis 10.639/03, que institui obrigatoriedade do...
tracking img