Racismo a brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RACISMO À BRASILEIRA

DIEMIS

Resumo: O presente trabalho tem por propósito fornecer informações a respeito do tema Racismo à Brasileira, distinguindo-os dos racismos europeus e norte-americanos, colocando em evidência a miscigenação das raças.

O Brasil é um país de grandes contrastes sociais e desigualdades resultantes de um longo período de colonização e exploração das populaçõesindígenas e negras. Ainda hoje as conseqüências do regime escravocrata persistem mostrando estatísticas nas quais essas populações aparecem em grandes desvantagens em relação aos brancos. Essas constatações hoje já começam a ser aceitas pelos governos, e medidas de equalização dos quadros de desigualdades começam a serem tomadas.
Antes da criação do mito da democracia racial no Brasil, que consideroua convivência entre as três raças formadoras do povo brasileiro como algo positivo, existia no Brasil um outro ideário amplamente divulgado pelas ciências médicas, jurídicas, filosóficas, e outras, com fortes influências das idéias de eugenia divulgadas na Europa. Esse ideário configurado nas teorias racistas do século XIX consistia na crença de que, a miscigenação era uma aberração, umaverdadeira degenerescência da espécie humana. O ideal seria que as raças fossem puras. As raças inferiores, as negras principalmente, não poderiam se misturar às superiores, e os brancos que cometessem essa imprudência eram castigados. A mistura de raças originaria um ser humano inferior.
O Brasil foi desde o início da colonização um território onde as ideologias vigentes em Portugal vigoravam. Apesar dadistância geográfica, o modelo de sociedade era português, e esse modelo, ao contrário do que é propagado, estava baseado em rígida hierarquias. Portanto, fica claro que a lei não igualava os cidadãos e, ao contrário, cada um tinha o seu lugar definido. O mulato seria a descendência de um negro com um branco. Inicialmente fazia menção ao filho ou filha de um africano com um europeu.
Na buscapela identidade de país independente e sem ter um colonizador para responsabilizar por suas diferenças internas, a elite brasileira criou a fábula das três raças, na qual os impulsos contraditórios eram conciliados, mas sem que houvesse uma transformação profunda. As doutrinas que compunham essa ideologia têm seu marco na Proclamação da República e Abolição da Escravatura, momentos de crisesnacionais. O racismo científico surgiu num momento em que a ideologia católica e o formalismo jurídico português não davam conta da sustentação do sistema hierárquico vigente. Essa ideologia surgiu a partir do confronto entre a Abolição - com seu caráter progressivo, propugnando pela igualdade e transformação de hierarquia e a República. Elas combatiam a miscigenação e proclamavam o homem branco comosuperior aos demais, partindo dos pressupostos de que cada raça ocupa um lugar na histórica e que o componente biológico determinava o comportamento e a mentalidade dos indivíduos. Além da experiência histórica, fatores relacionados à formação social e cultural do Brasil foram responsáveis pela adoção das doutrinas racistas.
O ponto crítico do sistema brasileiro é a sua desigualdade extrema. Mesmoentre os que estão localizados numa mesma classe há diferenciações que fazem com que ninguém seja igual entre si ou perante a lei. A segregação não é necessária no Brasil porque o sistema social hierárquico permite a intimidade, a consideração, o favor, sem que cada indivíduo precise sair do seu lugar. As diferentes camadas sociais são vistas como complementares. As diferenças individuais emsistemas hierarquizantes como o brasileiro são resolvidas a partir do estabelecimento de relações sociais. Pior do que ser diferente é não ser familiar, não ser conhecido pelos integrantes de determinadas redes de relações sociais. No caso de sistemas igualitários e individualizados, onde as hierarquias que sustentam o poder do todo sobre as partes se rompem, ocorre como nos EUA. Lá não é permitida...
tracking img