Racismo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A partir dos textos de dois grandes autores que estudam a Antropologia, Roberto DaMatta e Robert Weaver Shirley, são expostas informações sobre a Antropologia no Brasil, desde o contexto histórico, levando em conta a colonização portuguesa, à diferença das raças e culturas e à criação de códigos e leis.
Os estudos são amplos e, no texto de DaMatta, é bem especificada a situação doBrasil na época em que era colonizado por Portugal. Em seu texto, o autor se preocupa em explicar as indagações feitas pela sociedade sobre o estudo do antropólogo. O autor tem em consideração a questão das raças e etnias encontradas no país. Os portugueses, chegando aqui, se depararam com um povo diferente e independente de costumes. Desde então, começou o grande desafio de entender e socializar asociedade: Negros e brancos passaram a conviver de forma civilizada, sobre os ideais trazidos de Portugal. Os índios foram obrigados a se habituarem às novas informações e, então, foi preciso ocorrer uma mudança geral no território brasileiro.
O Brasil passou a procurar por sua própria independência cultural e social. Apesar de continuar sobre a colonização de Portugal, conquistou espaço para acriação de suas próprias estruturas, formando-se então um Estado, reconhecido culturalmente, principalmente pelo fato da grande miscigenação que aqui se encontrava.
Com uma análise nos textos de Shirley, a situação do Brasil passou a ser vista pelo lado jurídico, no qual, juntamente com sua independência, deveriam ser aplicadas leis próprias para o país. O estudo passou então para o ladosocial, a Antropologia aplicada na sociedade, suas leis, suas sentenças e seu entendimento jurídico. Foi criado, então, o primeiro código do Brasil: o Código Penal, que passou por grandes estudos e análises, sendo bastante criticado pelo fato de ser voltado para os interesses próprios de Portugal.
Em nosso trabalho, estudamos as teorias de DaMatta e Robert Shirley, como acima foi mencionado, nosseguintes tópicos:


Tópico I – Colonização
Os portugueses chegam ao Brasil e se deparam com costumes diferentes dos seus. Passam então por um processo de miscigenação, onde brancos convivem com índios e negros. Os portugueses trazem com eles sua cultura, modo de vestir e agir.
Tópico II – Função do Antropólogo
O autor DaMatta se preocupa em explicar sobre as funções de um antropólogo, o queestuda. Durante sua trajetória profissional se depara com diversas indagações feitas pelas pessoas.
Tópico III – O racismo no Brasil
O racismo no Brasil passou a ser tratado como um grave problema, pois aqui negros e brancos conviviam normalmente. Sendo assim diferenciado de outros países, onde a sociedade era dividida por sua cor de pele.
Tópico IV – Mudança dramática e criação do primeirocódigo
Segundo o autor Shirley, o país passou por uma mudança dramática, pois se encontrava sem estruturas próprias. Criaram, então, o Código Penal, criado juntamente com a Lei Áurea.
Tópico V – Aplicação da Antropologia Jurídica
Ainda nos textos de Shirley, passa a ser estudada a aplicação da antropologia legal e jurídica no país, sobre diversas teorias e a visão do próprio povo brasileiro. Comoalgo novo, a aplicação de leis causou uma grande reviravolta na sociedade. E como cita Shirley, “O Brasil é, social e culturalmente, um dos países mais complexos da terra”, página 79.



Antropologia brasileira:
O estudo da construção de uma nação estigmatizada

Antropologia é a ciência que estuda o homem e a sociedade em que ele vive, sempre muito confundida com a arqueologia. Temum campo de investigação vasto, já que esta busca desde as origens do homem às conseqüências do que está acontecendo atualmente.
A antropologia, com suas pesquisas sobre a aplicação real da lei nas ruas e nas comunidades, e não nas bibliotecas e nos escritórios, pode mostrar algumas dessas contradições. A antropologia, mais do que qualquer outra ciência social, estuda as atitudes e o modo de...
tracking img