Racionalizac a o Weberiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
No que consiste a visão weberiana sobre a racionalização do mundo?

Primeiramente,na sociologia,racionalização se refere a um processo no qual um número crescente de ações socias se baseia emconsiderações de eficiência teleológica ou de cálculo, em vez de motivações derivadas da moral, da emoção, do costume ou da tradição. Muitos sociólogos consideram a racionalização como um aspecto central damodernidade, que se manifesta especialmente na sociedade ocidental, em aspectos como o comportamento no mercado capitalista, a administração racional do Estado e a expansão da ciência e tecnologiamodernas.Muitos sociólogos, teóricos e filósofos contemporâneos têm argumentado que a racionalização, falsamente assumida como progresso, tem um impacto negativo de desumanização da sociedade,distanciando a modernidade dos princípios centrais do Iluminismo.
O conceito de “racionalidade” de Weber é reestruturado, pois Max Weber introduziu o conceito de “racionalidade” para definir forma de atividadeeconômica capitalista, do tráfego social regido pelo direito privado burguês e da dominação burocrática.Os fins da ação racional são fins de industrialização do trabalho social que implicaconsequentemente outros aspectos da ação instrumental que penetram a vida social por vida da ampliação ou melhoria dos sistemas de acção racional e fins. Em Marcuse o que acontece é que a racionalidade de igualmodo tem fins contudo a ação racional é um exercício de controlo.

No seu primeiro trabalho teórico, Habermas promoveu uma justificação epistemológica para um tipo alternativo de racionalidade quedistingue da razão instrumental. Desenvolveu o conceito de interesses cognitivos em ordem de distinguir diferentes racionalidades.
A noção de racionalidade, em sentido cognitivo, pode aplicar-se àprodução de saberes, de enunciados explicativos ou de teorias que são coerentes com as construções cientificas, com os cânones ou o “espírito cientifico” de uma época. A noção de racionalidade que se...
tracking img