Racionalismo x Empirismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Continente Asíatico

Caracteristicas do Continente :
O continente asiático é o maior e mais populoso continente do mundo. São 4,3 bilhões de habitantes distribuídos em 44.479.000 km² e 50 países, apresentando, também, as maiores densidades demográficas (número de habitantes por km²) do planeta. É banhado por três oceanos: a leste pelo Pacífico, ao norte pelo Glacial Ártico e ao Sul peloÍndico. Em sua porção oeste, além de fazer fronteira com a Europa, é delimitado também pelo Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho.
O continente asiático possui um relevo variado. Curiosamente, possui o ponto mais alto e o ponto mais baixo da Terra, que são, respectivamente, o Monte Everest (8.848m acima do nível do mar) e o Mar Morto (392m abaixo do nível do mar).
O Everest, na verdade, faz parte de umacadeia de montanhas denominada por Cordilheira do Himalaia, fruto do choque entre duas placas tectônicas. Existem também outros agrupamentos de relevo do mesmo tipo, como os Montes Urais, os Montes Zagros e vários outros. Além disso, há alguns planaltos e vários desertos, sendo o maior deles o Deserto de Gobi, na China.
Os climas predominantes são o siberiano, o mediterrâneo, o desértico e o demonções. Esse último ocorre no litoral da Índia e acontece em virtude das diferenças de pressão atmosférica entre a parte continental e a parte oceânica próxima ao continente, ocasionando fortes chuvas e fortes secas alternadamente durante o ano.
Economicamente, os principais países da Ásia são o Japão e a China. Essa última, juntamente à Índia, é o país que vem registrando os maiores índices decrescimento do mundo. A Rússia também exerce um papel importante não só no plano econômico, mas também no plano político, graças ao fato de esse país ser o principal herdeiro da extinta União Soviética, herdando dela boa parte de seu arsenal nuclear.
Apesar disso, o principal ponto de tensão político-militar no continente é a região do Oriente Médio, onde as disputas territoriais entre nações ea cobiça por parte de vários países pelo Petróleo (abundante na região) vêm gerando vários conflitos ao longo dos últimos anos. Outro ponto de tensão é entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.
A partir dessas caraterísticas gerais, podemos notar que a Ásia é, verdadeiramente, o continente dos contrastes, tanto no clima, quanto no relevo, nos costumes, nas religiões e nas etnias.

Este BlogLink daqui
Minha lista de blogs
A web

A População da Ásia

A Ásia é o continente mais populoso do mundo com 3,95 bilhões de habitantes (pouco mais de 60% da população mundial).
A China e a Índia são os países com as maiores populações de todo o planeta, somando atualmente mais de 2,3 bilhões de habitantes.



Políticas de controle demográfico:
O controle da natalidade é uma práticacomum em muitos países asiáticos. Na China, o governo estipulou a norma de um filho por casal no meio urbano e dois no meio rural, caso o primeiro seja menina. Já na Índia, foram criados programas de conscientização e de planejamento familiar. Em ambos os casos o objetivo principal é a redução do crescimento demográfico.

O controle da natalidade na China é feito a partir da política do filhoúnico, onde um casal só pode ter um filho. Com isso, as autoridades visam controlar o número de habitantes da China.


O problema se deve ao fato de as famílias chinesas preferirem os filhos homens, já que cabe a eles a obrigação de sustentar os pais na velhice, enquanto as filhas se afastam do núcleo original ao se vincular à família do marido. A preferência pelo sexo masculino é reforçada pelaexpansão do mercado de trabalho capitalista, que proporciona uma remuneração média mais alta aos homens que às mulheres, em contraste com o nivelamento salarial implantado pelo comunismo, em decadência. Também é comum mulheres fazerem uma seleção do sexo do bebê pelo pré-natal ou ultra-som, abortando no caso de ser uma menina ou abandonando-a logo após o parto.


Crescimento demográfico e...
tracking img