Racionalismo dogmatico ou normativismo juridicio de hans kelsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTA AMÉLIA – SECAL

NEO - EVOLUCIONISMO

PONTA GROSSA
2012
ANNA MARIA GOLES
KENNEDY GEREMIAS
MARIELA C. C. RINEIRO
NIVALDO ANDRADE DE SOUZA

NEO - EVOLUCIONISMO

Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia Jurídica do curso de Bacharel em Direito da Faculdade Santa Amélia – SECAL.
Professora: Geziela Iensue

PONTA GROSSA
2012
INTRODUÇÃO

O Neo –Evolucionismo tem como principal objetivo propor uma reflexão a respeito das interpretações, sobre seu surgimento e suas principais características. A seguir veremos os principais autores daquela época, sua importância tendo como reflexo os dias atuais.
Para os Neo – Evolucionistas o estudo da evolução cultural é sinônimo de estudo do processo técnico e tecnológico.
A capacidade humana de simbolizar permiteao homem se adaptar e explorar o mundo ao seu redor de modo muito mais complexo, o que pode ser identificado em sua tecnoeconomia , na organização social e na ideologia de cada grupo humano.
Neo- Evolucionismo define que a evolução cultural se Dara, basicamente, através da luta do homem contra a natureza, e o domínio deste sobre aquele em relação a subsistência e bem estar. Steward defendia,porem que as mudanças ambientais foram as principais causadoras das mudanças culturais e prevê que as grandes possíveis mudanças ambientais puderam resultar em mudanças gerais na humanidade. Assim defende ser necessário, ao homem, permanecer com seu instinto de adaptação ao ambiente, o que provera segurança e sobrevivência.

O QUE É NEO – EVOLUCIONOSMO

Uma escola de pensamento baseado na idéiade que o comportamento humano e as mudanças culturais são características por diferentes padrões e mecanismos que pode se explicado pela mudança evolutiva.
Para os neo-evolucionistas o estudo da evolução cultural e sinônimo do estudo do processo técnico ou tecnológico e acredita que o homem explora o meio ambiente para preservar a vida e garantir a perpetuação da espécie e a tarefa principal daantropologia e especificar os fatores do desenvolvimento determinantes.
Muitos pensadores seguem o esquema de Morgan, mas utilizam critérios diferentes para determinar os estágios da evolução.
Acredita-se que o homem explora o meio ambiente para preservar a vida e garantir a perpetuação da espécie e a tarefa principal da antropologia e especificar os fatores do desenvolvimento determinantes.
Aantropologia nascente é vista de uma forma diferenciada de tudo que foi tratado até aqui. É mencionado á análise marxista.
TEORIA DO NEO- EVOLUCIONISMO
Sistema Tecnológico
Os instrumentos que são desenvolvidos e homem e articulado usa seu habitat. (produção de ferramentas, meios de subsistência ).
Sistema Sociológico
Formada por relações expressas em modelos de comportamento individual e emgrupo (social, parentesco, política)
Sistema Ideológico
Consiste em idéias, conhecimentos e crenças expressa em linguagem articulada ou outra forma simbólica (mitos, lendas, filosofia, ciência)

PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO NEO – EVOLUCIONISMO

GORDON VERE CHILDE (1892 – 1957)
Childe nasceu em Sidney, Austrália,em 1892, faleceu em 1957, em Mount Victoria, Nova Gales Austrália.
Inventor doconceito da Revolução Neolítica e da Revolução Urbana, figura importante da arqueologia moderna, personalidade dominante na primeira metade do sec. XX. Foi professor de Arqueologia pré-história da Universidade de Edinburgo entre 1927 a 1946, e diretor do Instituto de Arqueologia de Londres, de 1946 a 1956. Começou seus primeiros estudos em uma época que a pré-historia deixou de ser disciplinaestática e fragmentada, considerava o estudo da historia dinâmica, Childe articulou o pensamento materialista por Kal Marx e Friderich Engles.
JULIAN STEWARD
Steward, nascido em 1902, em Washington, EUA, faleceu em 1972, Urbana , Illionois.
Antropólogo conhecido como um dos lideres de neo – evolucionismo, na metade do sec. XX como o fundados da teoria da ecologia cultural, fez estudos sociais das...
tracking img