A Teoria das Inteligências Múltiplas estuda o desenvolvimento de diversas habilidades, o indivíduo dispõe de graus variados de cada uma das inteligências (lógico-matemático; linguística; musical; espacial; intrapessoal; interpessoal e naturalista). O papel da escola é desenvolver estas habilidades reconhecendo que cada indivíduo é ímpar, pois as inteligências se manifestam de diferentes maneiras, bem como em diferentes níveis.
Nesse aspecto, poderíamos ainda citar a Inteligência Emocional que caracteriza a maneira como as pessoas lidam com suas emoções e no meio em que estão inseridas, reúne dentre vários fatores a autoestima, a insegurança, a ansiedade,como fatores fundamentais para administrar bem, ou não, as emoções e ter sucesso em sua vida profissional e pessoal.
O processo de ensino e aprendizagem depende de educador e educandos. Os métodos de avaliação deve avaliar o indivíduo em todos os seus domínios (habilidades), avaliar todos os seus avanços, ou seja, construções que fez.
De acordo com a Teoria das Inteligências Múltiplas enfatiza a importância de não se ver a inteligência como uma ideia unidimensional, mas sim como uma série de sete inteligências independentes. As sete inteligências habilitam o indivíduo a “executar transformações e modificações de suas percepções” e “a recriar aspectos dassuas experiências” Gardner.
Vale lembrar que todos os indivíduos possuem diferentes tipos de mentes e o bom professor deve saber dirigir-se à mente de cada aluno da forma mais direta possível, visando reconhecer as forças pessoais de cada um.
Conforme Gardner, atualmente não se pode perpetuar a ideia de que todas as crianças aprendem do mesmo modo, ou seja, é preciso identificar diferentes modos de adquirir e representar conhecimento. Os indivíduos diferem na potencialidade de suas inteligências e também na forma como tais inteligências são invocadas e combinadas para executar diferentes tarefas, resolver problemas e progredir em diversas áreas.
Para [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 07). Raciocinio logico. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Raciocinio-Logico/294653.html

MLA

"Raciocinio logico" TrabalhosFeitos.com. 07 2012. 2012. 07 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Raciocinio-Logico/294653.html>.

MLA 7

"Raciocinio logico." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2012. Web. 07 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Raciocinio-Logico/294653.html>.

CHICAGO

"Raciocinio logico." TrabalhosFeitos.com. 07, 2012. Acessado 07, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Raciocinio-Logico/294653.html.