RA Multimarcadores

334 palavras 2 páginas
A utilização dos multimarcadores no ARToolKit é feita com a utilização de um conjunto de funções específicas que substituem a utilização das funções de apenas um marcador.
Inicialmente utiliza-se a função arMultiReadConfigFile que recebe como parâmetro o nome do arquivo de configurações em como seu argumento. Este arquivo possui a forma como exibido na figura 3 (coloque na sua sequencia de figuras)

Figura 3: Estrutura do arquivo de configuração do multimarcador. Adaptado de ARToolkit (2007)
(adiciona nas referências o link e adicionar o ano não sei se está correto) http://www.hitl.washington.edu/artoolkit/documentation/tutorialmulti.htm
Na primeira linha deste arquivo é selecionado a quantidade de marcadores que será utilizado no multimarcador. Na sequencia, cada marcador será caracterizado, com o arquivo que contém o número do marcador, marcador utilizado, tamanho da borda, coordenadas da origem e sua matriz de transformação do posicionamento relativo à origem. Este processo se repete até a quantidade de marcadores determinados na primeira linha, mantendo-se a mesma estrutura para cada marcador do conjunto.
A função arMultiGetTransMat(marker_info, marker_num, config) que retorna a matriz de transformação de um determinado marcador, que será calculado com o auxílio da matriz de transformação determinada no arquivo de configuração. E neste caso, não retornará a posição do marcador, e sim a posição central do conjunto de marcadores, que será transformado com o auxílio da matriz de cada marcador, na posição exata do marcador. Desta forma, se um marcador ainda estiver visível será possível estimar a posição dos demais marcadores.
Para desenhar o objeto podemos utilizar uma estrutura de repetição que analisa se um dos marcadores está visível, e se isto ocorrer, a matriz de transformação será retornada e serão realizados os cálculos para estimar a posição dos demais marcadores.

Relacionados