R76C91C

1700 palavras 7 páginas
NIELS BOHR – FÍSICA

Nome: Niels Henrick David Bohr
Nacionalidade: Dinamarquês
Nascimento: 7 de Outubro de 1885
Local: Copenhague
Morte: 18 de Novembro de 1962 (77 anos)
Local: Copenhague

Niels Henrick David Bohr (Copenhague, 7 de Outubro de 1885 — Copenhague, 18 de Novembro de 1962)[] foi um físico dinamarquês[] cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica.

Licenciou-se na sua cidade natal em 1911 e trabalhou com Joseph John Thomson e Ernest Rutherford na Inglaterra. Em 1913, aplicando a teoria da quantificação aos elétrons/electrões do modelo atômico de Rutherford, conseguiu interpretar algumas das propriedades das séries espectrais do hidrogênio e a estrutura do sistema periódico dos elementos. Formulou o princípio da correspondência e, em 1928, o da complementaridade. Estudou ainda o modelo nuclear da gota líquida, e antes da descoberta do plutónio, previu a propriedade da cisão, análoga à do U-235. Bohr recebeu o Nobel de Física em 1922.
A sua teoria para a explicação do modelo atômico proposto por Rutherford em 1911, levando em conta a teoria quântica (formulada por Max Planck em 1900), não foi levada a sério. Depois, no decorrer e depois da década de 1920, vários físicos ajudaram a criar o modelo existente hoje. Entre estes físicos podemos citar, dentre outros, Albert Einstein, Louis de Broglie, Erwin Schrödinger, Werner Heisenberg e Wolfgang Pauli.

Primeiros anos
Bohr nasceu em 7 de outubro de 1885 em Copenhague, Dinamarca. Seu pai, Christian Bohr, foi professor de fisiologia na Universidade de Copenhague (que possui o nome em homenagem ao Efeito de Bohr). Enquanto sua mãe, Ellen Adler Bohr, (nome de solteira Adler) veio de uma rica e proeminente família judia. Apesar de ter um fundo religioso, mais tarde renunciou a sua adesão a partir da Igreja Luterana e se tornou um ateu. Seu irmão era Harald Bohr, foi um matemático e jogador de futebol olímpico que jogou na Seleção Dinamarquesa de

Relacionados