R558KVJ

259 palavras 2 páginas
Medidas Antropométricas
Medidas antropométricas é a verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal. Tem como objetivos acompanhar a evolução de doenças tais como: insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal crônica, cirrose hepática. E calcular dosagens de medicamentos.
As medidas antropométricas de peso, altura, prega cutânea e circunferência do braço servem de base para a avaliação nutricional de adultos tanto em programas preventivos quanto no manejo de pacientes hospitalizados. Neste sentido, fornecem subsídios valiosos para avaliação dos transtornos da composição corpórea decorrentes de vícios dietéticos e enfermidades várias, assim como para acompanhamento evolutivo no decurso de regimes terapêuticos.
Através de medidas antropométricas é possível fazer o acompanhamento de crescimento morfológico, bem como de alterações de medidas corporais decorrentes da prática de exercícios físicos e dietas, proporcionando dados de grande valia para os profissionais da área da saúde.
Este acompanhamento pode ser realizado simplesmente pela observação da alteração das medidas em valores absolutos ou através da utilização das mesmas em modelos matemáticos que têm a finalidade de estimar as quantidades dos diferentes componentes corporais: massa muscular, massa óssea, massa gorda e massa residual.
A grande vantagem das medidas antropométricas reside no fato que as mesmas podem ser utilizadas em estudos com grandes amostras populacionais.
Podemos classificar as principais medidas antropométricas utilizadas em Educação Física em:
• Medidas lineares: que incluem as medidas de caráter longitudinais (alturas e comprimentos) e transversais (diâmetros).
• Medidas de composição corporal.

COLÉGIO DIOGENES JUCÁ BERNARDES

Trabalho

De

Educação Física

Aluno: Caio César Miranda Nascimento Série: 2° ano do ensino médio

Relacionados