Rácios Económico-financeiros

A análise de rácios ou indicadores é uma das técnicas mais utilizadas em análise financeira.
Os rácios são uma razão ou quociente entre duas grandezas e permitem:
-Quantificar factos / características da empresa;
- Apontar indícios / detectar anomalias;
- Fazer comparações no tempo e no espaço.

Principais rácios financeiros

Solvabilidade total - expressaa capacidade da empresa para satisfazer os compromissos com terceiros, à medida que se vão vencendo.

961000:

Um valor superior a 1, significa que o valor do património é suficiente paracobrir todas as dívidas da empresa.
Um valor inferior a 1, significa que a empresa está impossibilitada de satisfazer todos os seus compromissos com meios próprios.

Autonomia financeira - expressa aparticipação do capital próprio no financiamento da empresa. Um valor inferior a 1/3, significa uma excessiva dependência de capitais alheios.
Um valor maior ou igual a 1/3, representa um bom grau deautonomia financeira.

Dependência financeira - expressa a participação dos capitais alheios no financiamento da empresa, ou seja, o nível de endividamento. Rácio de autonomia + Rácio de dependência= 1

Liquidez geral - expressa a capacidade da empresa satisfazer as suas obrigações a curto prazo com os activos circulantes. Um valor superior a 1, significa que a empresa pode utilizar activoslíquidos para pagar as dívidas a curto prazo.
Um valor inferior a 1, significa que a empresa tem dificuldades de tesouraria.

Liquidez reduzida - expressa a capacidade da empresa satisfazer as suasdívidas a curto prazo com os activos circulantes, sem contar com as existências. Consideram-se bons os valores entre 0,9 e 1,1.
Se houver uma diferença muito grande entre a liquidez geral e a liquidezreduzida, significa que existem stocks "mortos", com elevados custos para a empresa.

Liquidez imediata -expressa a capacidade da empresa satisfazer as suas dívidas a curto prazo, apenas com as... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Rácios economicos e financeiros. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/R%C3%A1cios-Economicos-e-Financeiros/30142.html

MLA

"Rácios economicos e financeiros" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/R%C3%A1cios-Economicos-e-Financeiros/30142.html>.

MLA 7

"Rácios economicos e financeiros." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/R%C3%A1cios-Economicos-e-Financeiros/30142.html>.

CHICAGO

"Rácios economicos e financeiros." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/R%C3%A1cios-Economicos-e-Financeiros/30142.html.