Qweqw

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Instalação
Versão da documentação: 0.9

Colabore com a sustentabilidade do Meio Ambiente: Imprima este manual apenas se for absolutamente NECESSÁRIO.

Notas de Pré Instalação
Antes de você instalar o nosso software, é extremamente necessário que você execute uma pequena rotina de verificação no seu hardware. Pela própria natureza do sistema - um cache de mídia que realizará umaquantidade imensa de operações simultâneas ( e que varia para cada setup do relação de rede -usuários-hardware) seu servidor será exigido o tanto quanto for necessário para cumprir esta tarefa estressante. Para que isto aconteça de forma absolutamente precisa, uma das peças-chave para que o seu servidor trabalhe no nível de estabilidade necessária, são os seus módulos de memória RAM. A memória RAMdo seu servidor precisa estar perfeita, em sua TOTALIDADE. Todos os bancos de memória tem que estar 100% funcionais. O Speedr irá utilizar e gerenciar dinamicamente TODA a memória do servidor de cache. Assim, ainda que sua memória seja nova de fábrica e sem uso, solicitamos que você baixe o seguinte programa no endereço abaixo: MEMTEST386 http://www.memtest86.com/download.html Uma vez baixada aISO, grave esta imagem em um CD e dê um boot servidor onde o Speedr será instalado com este disco ANTES de inciar o processo de instalação do nosso cache.

Assim que você inicializar o CD de boot e escolher uma versão do MEMTEST86, os testes de verificação de erros na memória RAM começarão a ser executados automaticamente.

Dependendo da quantidade de memória RAM disponível, este processopoderá demorar VÁRIAS HORAS. Seria interessante (e proveitoso) que você deixasse esta tarefa sendo executada pela noite adentro, por exemplo. Deixe que os testes sejam executados por pelo menos 03 (três) vezes. É a garantia que os bancos de memória estão perfeitos. Se aparecer a mensagem “no errors” após a finalização da terceira bateria de testes, parabéns - você já pode instalar o Speedrtranquilamente.

Se, porventura, forem exibidas mensagens de erros no MEMTEST86, o programa mostrará a área da memória onde o erro existe. Na screenshot abaixo, o erro está acontecendo no BANCO 0:

Como sabemos que é no BANCO 0? Imagine que neste sistema existem 4 bancos de 1 GB cada. Como os erros estão ocorrendo na região abaixo de 1024 MB, o pente de memória do banco 0 está defeituoso. Se existissemerros apontando para 1750 MB - por exemplo o módulo no banco 01 estaria com problemas, também.

Por que usar Memória ECC ?
Por melhor que seja a qualidade, todos os tipos de memória são passíveis de erros, que podem ser causados por inúmeros fatores, desde variações na tensão da tomada que não são completamente absorvidos pela fonte de alimentação, estática, diversos tipos de interferênciaseletromagnéticas e, por incrível que possa parecer, até mesmo raios cósmicos (que num PC doméstico causam um soft-error a cada poucos meses), como você pode ver neste estudo da IBM: http://www-1.ibm.com/servers/eserver/pseries/campaigns/ chipkill.pdf Ao contrário dos “hard-errors”, que são danos físicos nos módulos de memória, causados por eletricidade estática ou outros tipos de descargas, ossoft-erros são erros momentâneos, onde um ou alguns poucos bits são alterados, sem que os chips de memória sejam danificados. Eles podem causar os mais diversos efeitos colaterais, como travamentos de programas, pequenos danos em arquivos salvos e assim por diante. Num desktop eles não costumam ser catastróficos, mas podem causar efeitos sérios em sistemas que manipulam informações sensíveis e dinâmicas,como o nosso complexo sistema de cache de mídia. Assim, se você pretende montar um servidor cache, considere este servidor de missão crítica e prefira a ECC pois estas garantem a integridade das informações em seu tráfego pelo sistema, em suma, você terá menos de 1% de chances de instabilidade ou erros diversos, ainda que o custo da placa-mãe (apenas placas-mãe de servidores aceitam memórias...
tracking img