qwedfa

1662 palavras 7 páginas
Utilização da fibra de coco na construção civil
Com o surgimento dos eco-materiais para revestimentos, pinturas, e tubulações entre outros, o processo de reciclagem aplicado à construção teve um progresso considerável.
A incorporação de fibras em materiais frágeis, com pouca resistentes à tração, tem sido usada há milênios. No Antigo Testamento, existe a referência sobre a impossibilidade de se fazer tijolos sem palha.
Ademais, a crise energética mundial das últimas 2 décadas tem motivado o desenvolvimento de pesquisas sobre o fibro-cimento ou fibro-concreto devido ao fato de a fabricação de cimento exigir menor demanda de energia comparada com a necessária à fabricação do aço ou dos plásticos.
Assim, no Brasil, a utilização da fibra de coco verde na construção civil pode criar possibilidades no avanço da questão habitacional, por intermédio da redução do uso e do custo de materiais, envolvendo a definição de matrizes que inter-relacionam aspectos políticos e sócio-econômicos.
A fibra de coco verde tem um excelente potencial para uso na construção civil quando usada em pranchas pré-moldadas, por suas características de resistência e durabilidade, ou na utilização do fibro-cimento.
No caso da construção civil, a fibra de coco verde deve ser usada com cimento especial, de baixo teor de alcalinidade. A alcalinidade do cimento normal destrói as fibras, fazendo com que a parede apresente rachaduras e fraca resistência.
Em testes feitos pelo IPT, pranchas pré-moldadas de 2,6 metros de comprimento por 40 centímetros de largura e peso de 100 quilos apresentaram excelente resultado em termos de resistência ao impacto. Para produzir as pranchas, é necessário recorrer a uma prensa.
É possível utilizar a fibra de coco verde, depois de seca e desfiada em um sistema parecido com o duratex, no qual a fibra é misturada a uma resina e depois prensada. Portanto, vários fatores justificam o desenvolvimento de pesquisas quanto a aplicação das fibras do coco verde no

Relacionados