qwdq

2548 palavras 11 páginas
Divisão Internacional do Trabalho (DIT) – consiste na especialização na produção de bens ou serviços (produção), e na obtenção de outros bens ou serviços do mercado externo.
1ª DIT - consistiu na divisão internacional do trabalho, onde países desenvolvidos exportavam produtos acabados e semi-acabados, e países em desenvolvimento exportavam matérias-primas com pouco Valor Acrescentado.
2ª DIT – consiste no surgimento de algunas países em desenvolvimento com a produção de produtos manufacturados de qualidade, designados de NPI’s (Novos Países Industrializados).
Vantagens absolutas – quando um país é possuidor de uma vantagem absoluta na produção de um bem quando à sua produtividade é maior e é menor o custo de produção.
Vantagens comparativas – quando um país apresenta uma vantagem comparativa na produção de um bem, se o produz com um custo relativo mais baixo do que outro país.
-- Cada país deve especializar-se na produção para qual o preço relativo seja inferior no outro país.
Barreiras Alfandegárias – são os entraves ao comércio internacional com o objectivo de proteger os negócios e o desenvolvimento nacional.
1. Tarifas alfandegárias – consistem na aplicação de impostos sobre bens importados.
2. Contigentação – consiste em determinar um limire máximo para importação de um bem ou serviço.
3. Dumping – subsídios às exportações, através de créditos bonificados à exportação ou à produção de certas mercadorias. Consiste na existência de dois preços para o mesmo bem, um preço interno mais elevado, e outro externo mais baixo.
Barreiras Não Tarifárias – constituem as normas contra a poluição, normas sanitárias e as pesadas normas da burocracia.
Áreas de intervenção da OMC:
Redução tarifária – quando um país reduz um direito (taxa), compromete-se a não elevar bo futuro.
Redução das subvenções – deixar a produção de bens agrícolas sem grandes subsídios (países desenvolvidos).
Redução das barreiras
Introdução da cláusula da Nação mais favorecida – cada um

Relacionados

  • Finanças à luz da Bíblia
    27494 palavras | 110 páginas