Qvt qualidade de no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: A qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a administração contemporânea. Ela afeta diretamente a vida dos indivíduos e consequentemente os resultados das organizações. O bem estar de um trabalhador é uma das premissas da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Este trabalho tem como objetivo apresentar os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho nasorganizações. Assim percebe-se a importância de fatores como: igualdade de oportunidades, identidade da tarefa, remuneração justa, feedback, entre outros.

Palavras chave: Objetivo Geral; Qualidade de vida no trabalho; Modelos de QVT.




1. Introdução




Atualmente as organizações vivem em um ambiente globalizado e competitivo e a busca por resultados torna-se cada vez maisdesafiadora. Isto exige cada vez mais dos trabalhadores a capacidade de suportar cobranças e viver constantemente sob pressão. Por outro lado, as organizações veem a necessidade de investir em programas de qualidade de vida no trabalho (QVT), visando, assim, uma melhora no bem-estar dos funcionários, de sua capacidade produtiva e, consequentemente, de seus resultados.

É quase consenso que asempresas estejam cada vez mais apostando em modelos de gestão voltados para as pessoas, tentando tornar-se as empresas mais humanizadas, motivo pelo qual o seu capital intelectual tem sido valorizado como um dos ativos mais importantes e as mais variadas ações implantadas têm propiciado um melhor bem-estar e satisfação dos empregados, o que, conseqüentemente, tem promovido também um aumento naqualidade de vida articulada com o trabalho.

No contexto atual, marcado por ambientes turbulentos e diante de mudanças que vêm ocorrendo rapidamente em todos os setores, a situação que está posta é a preocupação com os indivíduos e que passam a ser, quando comprometidos com a organização, o diferencial competitivo de onde provém a inovação e conhecimento capazes de estabelecer este diferencial.Esta preocupação emergente nas últimas décadas das organizações com as pessoas tem demonstrado também uma crescente preocupação com a Qualidade de Vida no

Trabalho – QVT, marco divisor na história da Administração, uma vez que as relações entre organização e funcionários sempre foram dicotômicas. As organizações estão despertando para um novo contexto nas relações entre capital etrabalho, influenciadas por mudanças no ambiente externo isso tem provocado mudanças na organização do trabalho.

O momento atual exige organizações flexíveis, sistêmicas e criativas, como sugere Senge (1998: 97) Os sistemas vivos têm integridade. Seu caráter depende do todo. O mesmo ocorre com as organizações, assim é com a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, para entendê-la é precisover todo o sistema como sendo responsável pela situação.

Decorrente desse cenário, a QVT tem sido objeto de reflexão no atual cenário empresarial no âmbito globalizado, visto que uma grande maioria dos modelos de gestão estão enfatizados nas pessoas. Além disso a racionalidade das leis de mercado,que até então regiam as empresas, já não mais reinam absolutas, mas dividem lugar com fatoresque proporcionam satisfação e fazem com que os empregados se sintam parte integrante da empresa.

A ênfase é atual, porém a QVT tem sido preocupação do homem desde que o trabalho foi concebido como meio de sobrevivência, isto é, desde o início dos tempos; independentemente da conotação adquirida, com outros títulos, com vários conceitos e abordagens, mas de uma forma sempre voltada paraauxiliar ou proporcionar satisfação e bem-estar ao trabalhador no desempenho de suas atividades.

Para apresentar o assunto será feito um estudo com base em uma pesquisa bibliográfica.




2. Objetivos da Pesquisa



2.1 – Objetivo Geral

Demonstrar os fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho (QVT) nas organizações.

Refletir...
tracking img