Químmica experimental- relatório 10

2565 palavras 11 páginas
Estudo cinético da reação de acetona com iodo
Renan Rogério Oliveira de Souza
Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil
Professora: Aleksandros Elaurens Meira De Souza

Experimento 10

Química Geral Experimental 1, Renan Rogério Oliveira de Souza, Experimento 10.

Data da prática: 30/01/2015; Data de entrega do relatório: 02/02/2015.

Resumo
Este experimento consiste no estudo cinético da reação da acetona com o iodo, através de vários ensaios a diferentes concentrações de acetona, íons hidrogênio e iodo, como também variações na temperatura. Observando os tempos de ocorrência da reação em hcada caso, para calcular as velocidades e obter as ordens da reação e a constante de velocidade. Palavras chaves: cinética; velocidade; energia de ativação; constante de velocidade.

Introdução

energia de ativação. Quando a colisão entre as partículas dos reagentes com orientação favorável ocorre com energia igual ou superior à energia de ativação, antes da formação dos produtos, forma-se um estado intermediário e instável, denominado complexo ativado, em que as ligações dos reagentes estão enfraquecidas e as ligações dos produtos estão sendo formadas.
Assim, a energia de ativação é a energia necessária para formar o complexo ativado. [3]
Este experimento tem por objetivo obter as ordens de reação da acetona com iodo, bem como o valor da constante de velocidade e sua energia de ativação.

A cinética química nos oferece ferramentas para estudar as velocidades das reações químicas em nível macroscópico e em nível atômico. Em nível atômico, ela permite a compreensão da natureza e dos mecanismos das reações químicas. Em nível macroscópico, as informações da cinética química permitem a modelagem de sistemas complexos, como os que acontecem no corpo humano e na atmosfera. [1]
Definimos como velocidade de reação a variação da concentração de um dos reagentes ou produtos dividida pelo tempo

Relacionados

  • Químmica experimental- relatório 10
    2565 palavras | 11 páginas
  • Bioluminescência
    25030 palavras | 101 páginas