química verde. os desafiosdo milênio

393 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DISCIPLINA: Processos Industriais Inorgânicos
DISCENTE: Pedro Kaynnan
RESUMO: Química verde, os desafios da química do novo milênio.

Todos nós sabemos da importância da química para o mundo. Com diversas vertentes, a química sempre foi estudada a fim de melhorar a vida do homem, seja tecnologicamente ou até mesmo em conceitos básicos de vida, como saúde e alimentação. A indústria química e seus processos trazem esses e diversos outros benefícios, em contrapartida, há uma serie de degradações geradas por seus efluentes. A química verde aparece nesse momento, com a ideia de um planejamento onde a sustentabilidade seja o centro das atenções, visando minimizar os problemas causados. Essa preocupação da química verde é algo que deve ser adotado por todos, pois a vida humana depende dos recursos naturais muito mais que dos recursos econômicos.
Uma alternativa de sustentabilidade é a inclusão dos doze princípios da química verde, que basicamente buscam prevenir, economizar, não poluir, segurança em geral e uma maior eficiência em tudo o que for feito.
Seguindo esse conceito, o uso de catalisadores é algo muito estimado, tanto ecologicamente como financeiramente. Além de acelerar o processo, é possível aumentar também o rendimento, a seletividade e ainda ser reciclado. A indústria petroquímica comumente utiliza de catalisadores para a produção de gás combustível.
Reciclar o catalisador pode ser complicado, por isso tem se estudado o uso de matrizes solidas que são mais fáceis de serem separados do meio reacional e diminuem a quantidade de resíduos. O estudo da água como um fluido supercrítico e a irradiação por micro-ondas traduz o desejo de não utilizar solventes orgânicos em diversos processos.
Todas essas ideias tendem a ser aplicadas desde os alunos do ensino médio visando formar cidadãos mais conscientes. Já no ensino superior, a importância é maior principalmente para os

Relacionados