Química direcionada à área de conservação e restauro (Norma Cianflone Cassares)

2865 palavras 12 páginas
Química direcionada à área de conservação e restauro
Por Norma Cianflone Cassares*
Desde a década de 60, os conservadores e restauradores se preocuparam em intervir nos diferentes tipos de acervos, sustentados em conhecimentos adquiridos por meio do estudo científico. Essa preocupação está registrada sob diversas formas, inclusive em trabalhos editados, principalmente em países de origem européia.
Nos anos 80, essa preocupação em entender cada vez mais o mecanismo de deterioração e o processo de fabricação dos objetos submetidos aos cuidados dos conservadores intensificou a parceria entre os profissionais das área de conservação e os cientistas voltados a cooperar nessa nova atividade .
Dessa parceria resultou a ciência da conservação, na busca de uma linguagem compreensível entre esses profissionais que hoje trabalham em uníssono, um dando subsídios para o trabalho do outro.
Para que esse diálogo pudesse existir, foram necessários anos de interação, muito estudo e mudança de postura de ambas as partes.
Hoje, constata-se a importância da ciência como parte essencial na formação de profissionais na área de conservação.
Nos últimos 10 anos, essa multidisciplinaridade vem se expandindo e se tornando muito abrangente na diversificação de conhecimentos. São parceiros na área de conservação, além do conservador: engenheiros de edificação, de iluminação, arquitetos, biólogos, etc. É uma atividade multidisciplinar baseada em estudos científicos.

-1-

A Química no segmento de conservação e restauro
Dentre as ciências que dão sustentação aos trabalhos de conservação/restauro está a Química.
Seus princípios são requeridos no exercício de grande parte dos procedimentos de tratamento e de conservação. Neste texto, vão ser comentados apenas alguns princípios básicos de Química – mas que são indispensáveis para o bom exercício das atividades de conservação de acervos.
* Conhecendo a natureza dos materiais dos acervos
Desde tenra idade o ser humano

Relacionados

  • 2009 GabrielladaSilvaMottaBarros
    11629 palavras | 47 páginas