Química de Soluções
Base é toda substância que no meio de água, dissocia liberando o hidróxido. Enquanto o ácido segundo o Arrhenius ioniza em presença de aquosa é libera H+. Os exemplos respectivamente são soda cáustica e vinagre.
(2)
Os indicadores ácidos bases tem a função de indicar, se determinados substância é ácida ou base. Utilizam nos laboratórios indicadores universais, sendo que existe uma cor específica para cada um dos phs. Quando existe a necessidade de conhecer um ph, coloca uma tirinha na substância estudada e comparar a cor com o da tabela que vem do indicador utilizado.
(3)
Pode-ser analisar os ácidos e bases em solução por meio da titulação. O ponto de equivalência de uma titulação ácido-base é marcado pela mudança de cor quando um indicador é colocado numa solução. A variação do ph com o acréscimo de ácido numa base ou o contrário é conhecida como a curva de titulação. Tanto o ph como a curva de titulação depende da força do ácido e da base e de suas dissoluções. Sendo que tanto o ácido e a base podem ser fortes ou fracas.
(4)
A solução tampão contém um ácido e uma base conjugada em concentrações quase iguais. Onde o ph muda muito pouco com acréscimo H+ ou OH-, são usados quando tem a necessidade de manter o pH numa taxa de valor específica. O sistema tampão HCO3–/H2 CO3 é importante já que controla o transporte de CO2 no sangue e o pH do mesmo.
(5)
Sobre o meu seminário é fundamental destacar o que são ácidos e bases, a função dos indicadores ácidos e bases. E compreender que a muda de pH gere uma tonalidade diferente a solução e que dá para analisar se é ácido ou base. Sendo que quanto menor for o pH mais acidez é encontrado e sendo o contrário mais básico será.
(6)
Porque a quantidade ânions (OH-) é igual aos cátions (H+) então a ocorre a neutralização. A formação do cloreto de sódio e na limonada (acidez do limão e base que é o bicarbonato de sódio).
(7)
O pH do sangue é 7,4 qualquer mudança ocorrente nele pode danificar órgãos e leva a morte.