Quotidiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Para a realização do modulo 17 da disciplina de Área de Expressões, foi me proposto pela professora Cátia Ribeiro a realização de um trabalho que tem por tema “Quotidiano Cénico”. Para a realização deste trabalho terei que me basear num quadro cronológico de principais pessoas e acontecimentos teatrais ao longo da historia da humanidade, e falar um pouco sobre o texto dramático deteatro. Vou ainda fazer uma breve reflexão sobre a organização de uma estrutura de produção teatral e a construção do personagem e da evolução do trabalho do ator. Em suma vou relatar o teatro e as suas componentes.

Objetivos

1- Identificar o quadro cronológico de principais pessoas e acontecimentos teatrais ao longo da história da humanidade;

2- Distinguir texto dramático deteatro;

3- Definir cenografia e espaço cénico;

4- Definir a função do encenador;

5- Refletir sobre a organização de uma estrutura de produção teatral e a construção do personagem e da evolução no trabalho do ator.

Principais impulsionadores do teatro

Gil Vicente
Dramaturgo e poeta, Gil Vicente nasceu provavelmente em Guimarães (Portugal), em 1465. Dados seguros sobresua biografia, porém, não são conhecidos, sabe-se que desde o início do século XVI vivia na corte, em Lisboa, onde organizava festas e comemorações. Como poeta lírico, encontra-se representado no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, é considerado o criador do teatro em Portugal. Como dramaturgo, produziu 44 peças, de inúmeros temas. Nelas, é marcante o caráter crítico e satírico, de sentido moralizante. A circulação de sua obra se fazia, em parte, por meio de folhetos impressos e em literatura de cordel. No entanto, alguns dos títulos do escritor foram proibidos ou expurgados pela censura inquisitorial. 
Sete deles foram incluídos em 1551 no Index (lista de livros cuja leitura era proibida pela Igreja Católica). A primeira reunião completa das suas criações, a compilação de todas as obras de GilVicente, foi organizada sob responsabilidade do filho, Luís Vicente, em 1562. O escritor morreu entre 1536 e 1540.

William Shakespeare
Nasceu a 23 de abril de 1564 em Stratford-Avon, Inglaterra, e gozou de uma vida rica até os 12 anos. A partir de então, com a falência do pai, foi obrigado a trocar os estudos pelo trabalho árduo, passando a contribuir para o sustento da família. Guardava,entretanto, os conhecimentos adquiridos na escola elementar, na qual havia iniciado seus estudos de inglês, grego e latim. Além disso, continuou a ler autores clássicos, poemas, novelas e crônicas históricas. Aos 18 anos casou-se com a rica Anna Hathaway, oito anos mais velha, com quem teve três filhos. Não se sabe ao certo o motivo por que seguiu sozinho para Londres quando tinha 23 anos. Nessacidade teve vários empregos, o mais significativo foi guardador de cavalos em um teatro. Algum tempo depois Shakespeare passou a copiar peças e representou alguns papeis, mais tarde, virou sócio do teatro, depois de algum tempo tornou-se dono do lugar. Atribui-se a William Shakespeare a autoria de 37 ou 38 peças, das quais destacam-se Antony e Cleópatra, Rei Lear, Hamlet, Otelo, A Tempestade, Acomédia dos erros, A Megera domada, Macbeth etc. 
Shakespeare é autor também dos seguintes poemas: Vênus e Adônis, 1593; O rapto de Lucrécia, 1594 e 154 sonetos, publicados em 1609, que expressam, entre outras coisas, agitação e frustração. Shakespeare morreu em 23/4/1616, ao que se diz, das consequências de um banquete com Samuel Jhonson.
É impossível estabelecer as datas exatas das obras deShakespeare, mas pode-se classificá-las em quatro grandes grupos, que representam os períodos da sua vida, da juventude à velhice: As obras do primeiro período são marcadas por sonhos juvenis e pelo espírito exuberante; O segundo período foi o das grandes crônicas e comédias românticas; Depressão e tristeza marcam terceiro período. O motivo de ou a desilusão que levou o dramaturgo a sentir-se deprimido...
tracking img