Quliidade da água

2242 palavras 9 páginas
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS DADOS DE VAZÃO DO RIO PARAGUAÇU-BA

OBJETIVO

A realização dos estudos hidrológicos e geração de informações necessárias para definições das vazões de projetos, disponibilidade hídrica e vazões de referência para outorga de uso requerem a utilização de dados de séries históricas de vazão extensas, representando assim o comportamento do rio.

Entretanto, devido à extensão territorial do Brasil e o custo elevado de implantação e operação da rede hidrométrica, aliados a logística de equipamentos e técnicos necessários para as medições, as informações hidrológicas trazem muitas vezes inconsistências e restrições de extrapolação de informação para eventos externos de máximos e mínimos (TUCCI, 2002).

Essa logística refere-se ao procedimento de determinação da vazão de um rio, obtida de forma indireta pela leitura diária da cota do nível de água do rio. Para caracterizar a relação desta cota com a vazão se estabelece a curva chave (cota x vazão) da seção de medição, por meio de medidas de velocidade média do fluxo a ser multiplicada pela da área molhada levantada referente ao nível do rio (SANTOS, 2001). Esse procedimento deve ser realizado em épocas de vazões médias e extremas (máximas e mínimas) e refeito periodicamente devido ao movimento natural do leito do rio. Em algumas seções de medição pode ocorrer insuficiência de dados para calibração da equação representativa dessa curva. Dessa forma antes de utilizar os dados de vazão disponível para um determinado rio deve ser realizada a avaliação de consistência dessa informação, comparada com dados de cota observada diariamente e com as medições de velocidade.

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos dados de vazão dos postos fluviométricos do rio Paraguaçu, BA, segundo valores máximos e mínimos de cota e vazão, construção de curva-chave e análise da continuidade das vazões ao longo do rio.

METODOLOGIA

Para análise da qualidade dos dados do rio

Relacionados