Quinta disciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Livro A Quinta Disciplina de Peter M.Senge

INTRODUÇÃO
Sob o título de “A Quinta Disciplina”, Peter M. Senge debate um assunto de muita importância na atualidade, ou seja, a“organização que aprende”, na qual as pessoas expandem sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam. Isto dá liberdade à aspiração coletiva, como também aprendem juntas levando a organização a sermais eficaz como um todo. O livro em resumo destina-se aos aprendizes, especialmente os interessados na arte e prática da aprendizagem coletiva. A organização que se utiliza desta sistemática pode obteruma vantagem competitiva que pode colocá-la à frente de seus concorrentes.
A idéia da “organização que aprende” é uma visão, porque incorpora um tipo ideal ao qual muitos aspiram. A organização queaprende surgiu na primeira década de 90 e tornou-se um importante modismo de administração.
A organização que aprende está baseada em três premissas básicas, consideradas como “práticasessenciais para a integração da aprendizagem com o trabalho cotidiano”, que são:
a) visão, valores e integridade;
b) diálogo e
c) pensamento sistêmico.
As idéias apresentadas no livro emresumo acabam com a ilusão de que o mundo é feito de forças separadas, sem relação entre si. As organizações que aprendem são possíveis porque aprender faz parte da natureza humana.
Existemcinco disciplinas da organização que aprende, que são:
a) Pensamento sistêmico: parte da contemplação do todo e não de uma parte individual do padrão.
b) Domínio pessoal: tem como meta esclarecere aprofundar nossa visão pessoa, de concentrar nossas energias, de desenvolver paciência e de ver a realidade objetivamente;
c) Modelos mentais: incluem a capacidade de realizar conversas ricasem aprendizado, que equilibrem indagação e argumentação, nas quais as pessoas exponham de forma eficaz seus próprios pensamentos e estejam abertas à influência dos outros;
d) A construção...
tracking img