Quinica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sal de Cozinha - Parte 1
Alimentar-se é fundamental. O alimento é o combustível do corpo, aquilo nos dá energia para efetuarmos e mantermos nossas funções vitais, tais como: batimentos do coração, respiração, digestão etc. Só que, modéstia parte, a comida seria um tanto "sem graça" quando não temperada com sal. Hoje exploraremos este mundo salgado. Qual a composição do sal? Qual a sua utilidade?Leia e descubra.
Antes de tudo, deixemos claro o seguinte: o nome "sal" na Química designa um grupo de substâncias. É por isso que costumamos dizer "sal de cozinha" e não "sal". Mas para não termos maiores problemas, utilizaremos o nome científico do sal de cozinha: cloreto de sódio.
Como o próprio nome sugere, o cloreto de sódio é formado por dois elementos: o sódio e o cloro. O sódio (Na) éum metal que pertence à família IA da tabela periódica. Ele faz parte de um grupo de elementos conhecidos como metais alcalinos. Em sua forma metálica, o sódio é esbranquiçado e bem maleável, possui a característica de reagir violentamente com a água. Já o cloro (Cl) pertence à família VIIA da tabela periódica, um grupo de elementos chamado de halogênios. Observe que não existe uma substância comapenas um átomo de cloro. Existe o gás cloro, cuja fórmula é Cl2 (com dois átomos de cloro).

Sabemos então que o sal de cozinha é formado por sódio e cloro. Mas como estes dois elementos se organizam para formar a estrutura do cloreto de sódio? O objetivo aqui não é conhecermos detalhadamente os processos de ligações entre elementos. Mas vamos pelo básico. O sódio é um elemento muitoeletropositivo. Como assim? Isto quer dizer que este elemento possui, basicamente, a tendência de ter a carga elétrica positiva (+). Em contrapartida, o cloro é muito eletronegativo, isto é, possui a tendência de ter a carga elétrica negativa (-). Veja bem: estas afirmações são extremamente básicas e foram feitas apenas para que o leitor entenda o assunto deste artigo. Como nós bem sabemos, "os opostos seatraem". É isso que acontece: o sódio positivo se atrai mutuamente com o cloro negativo. Mas isto ocorre em grande escala com vários átomos de sódio e vários átomos de cloro. O resultado destas ligações forma a seguinte estrutura:

Esta estrutura é chamada de retículo cristalino. Microscopicamente falando, este é o sal de cozinha o_o. Mas, devemos observar que só há o retículo cristalino quando ocloreto de sódio está no estado sólido. Nos estados líquido e gasoso, as partículas (sódio e cloro) não estão estagnadas mas sim em liberdade de movimento (pense na água, sob a forma de gelo ela é estática mas sob a forma de líquido ou vapor ela possui liberdade de movimento). A partir de agora, passaremos a chamar as partículas sódio e cloro do cloreto de sódio de íons. Íons são átomoseletricamente carregados. O sódio do sal de cozinha é um íon, pois está carregado positivamente. O cloro do sal de cozinha também é um íon, porque está carregado negativamente. Observe que para cada um íon de sódio há um íon de cloro, o que faz com que a fórmula do cloreto de sódio seja NaCl.
Agora que já sabemos um pouco sobre o cloreto de sódio, podemos ampliar nossos conhecimentos. Você acha que o salde cozinha conduz corrente elétrica? A resposta é NÃO. Se eu pedisse um exemplo de substância condutora, você provavelmente pensaria na água. Mas a água conduz corrente elétrica? A resposta também é NÃO. Então, hipoteticamente, uma mistura de água e sal de cozinha também não conduziria corrente elétrica. ERRADO. Sim, meus caros, água e sal juntos são até bons condutores. Mas, por que isso ocorre?Bom, para respondermos esta pergunta, vamos levar em conta uma regra básica: para que um sistema qualquer conduza corrente elétrica, deve haver neste íons com liberdade de movimento. Agora, podemos analisar os três casos.
Cloreto de sódio puro no estado sólido - Bom, há os íons sódio e cloro mas não há condução, afinal estes íons não estão em liberdade de movimento. Perceba que a movimentação...
tracking img