QUINCAS BORDA

390 palavras 2 páginas
QUINCAS BORDA

TEMA

O tema central de Quincas Borba é a transformação do homem em objeto do homem, a "coisificação" ou reificação. O capitalista Cristiano Palha usa a esposa Sofia para usurpar a fortuna de Rubião que, no entanto, enlouquece de amor. A ruína econômica, moral e física de Rubião prova a ideia de que ser fraco é ser culpado. Esse princípio foi aplicado por Charles Darwin ao descrever a seleção natural das espécies.

PERSONAGENS

I - Introdução
Em linhas gerais, pode-se dizer que o romance Quincas Borba (1891) conta a história de Rubião, um matuto que recebe uma grande herança, sai do interior para a corte do Rio de Janeiro e lá é enganado por todos. Perde sua herança e morre sem nenhuma sanidade. Seguindo os padrões machadianos, Quincas Borba também apresenta o tradicional triângulo amoroso: Sofia e Cristiano Palha (o casal) e Rubião (a vítima). Oromance é narrado em 3º pessoa.
II - Personagens
1 Pedro Rubião de Alvarenga: professor residente em Barbacena (MG) que, por ser o único amigo de um rico f ilósof o, acaba sendo o herdeiro universal deste.
2. Quincas Borba (o f ilósof o): vejamos a descrição que o próprio Machado dá para Quincas: Este Quincas Borba, se acaso me fizeste o favor de ler as Memórias Póstumas de Brás Cubas, é aquele mesmo náufrago da existência, que ali aparece,mendigo, herdeiro inopinado, e inventor de uma filosofia.
3. O casal Sofia e Cristiano de Almeida Palha: encontram casualmente Rubião saindo de Barbacena (pegam o mesmo trem) indo para a corte no Rio de Janeiro. Sobre Palha, Machado fala: Salvo em comidas, era escasso consigo mesmo. Ia muita vez ao teatro sem gostar dele, a bailes em que se divertia um pouco, - mas ia menos por si que para aparecer com os olhos da mulher , os olhos e os seios. Tinha essa vontade singular; decotava a mulher sempre que podia, e até onde não podia, para mostrar aos outros as suas venturas par ticulares . Sofia (...) acabou gostando de ser vista, muito vista (...). Para as

Relacionados

  • Barao Do Rio Branco 100 Anos De Memoria
    293205 palavras | 1173 páginas
  • Junior
    249707 palavras | 999 páginas