Quincas borba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quincas Borba
O autor
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Foi o primeiro presidente da academia Brasileira de Letras,da qual foi um dos fundadores.
Suas obras são marcadas pela mudança de opinião por parte do narrador ao longo da história, acaracterização da mulher como dissimulada, a profundidade psicológica e a critica implicita a natureza humana.
A obra de Machado de Assis divide-se em duas etapas opostas
A primeira aparecem elementos romanticos,em:
* Ressurreição (1872)
* A mão e a Luva (1874)
* Helena (1876)
* Iaiá Garcia (1878)
A segunda predomina o realismo,em:
* Inaugurado por Memorias Póstumas de BrásCubas (1881)
* Quincas Borba(1891)
* Dom Casmurro(1899)
* Esaú e Jacó (1904)
* Memorial de Aires(1908)
Machado de Assis foi um antecipador da chamada estetica de receptação,ao incluir em suas narrativas o dialogo entre o narrador e o leitor. Este é,tambem,personagem,um leitor virtual.
Personagens
Quincas Borba – Filósofo tido como louco. É adepto da doutrina do humanitismo, jádemonstrada em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Torna-se amigo de Rubião após casar-se com sua irmã, já falecida. Como forma de agradecimento por este lhe ter dedicado cuidados e atenção a seus ensinamentos, deixa-o como herdeiro de sua fortuna e do seu fiel cachorro.
Quincas Borba (Animal) – Cão de estimação tanto de Quincas Borba (que lhe deu seu nome) quanto de Rubião, mostra-se fiel e amávelcom ambos. Rubião até pensa que o cão recebeu a alma do filósofo depois de sua morte, devido a suas atitudes. Provavelmente, representa a animalidade ou o instinto do homem.
Rubião – Ex-professor que ensinava no primário em Barbacena, interior de Minas Gerais. Medroso,volúvel,influenciavel e ingênuo.

Cristiano Palha – Conheceu Rubião numa viagem e imediatamente tornou-se seu amigo íntimo,chegando até a apresentá-lo a várias pessoas da sociedade do Rio de Janeiro. Esperto e desonesto, procura explorar a ingenuidade do novo amigo e se torna até gestor de sua herança.Interesseiro,desonesto,ambicioso.

Sofia – Mulher de Cristiano Palha. É cobiçada por Rubião e por outros homens devido a sua beleza. Anima Rubião por se mostrar carinhosa, a mando do marido, mas ao mesmo tempo, rejeita-o.Mostra-se esperta e fiel ao marido, mas fica incomodada com o assedio de Rubião.Vaidosa,fria,sensual e dissimulada.

Enredo
Pedro Rubião de Alvarenga,ex-professor primário,torna-se,em Barbacena,enfermeiro e discípulo do filosofo Quincas Bora,que falece no Rio,em casa de Brás Cubas. Rubião é nomeado herdeiro universal do filósofo,sob condição de cuidar de seu cachorro,tambem chamado QuincasBorba.
Ele parte para o Rio de Janeiro e, na viagem,conhece o capitalista Cristiano de Almeida e Palha, e sua esposa Sofia. Ingênuo,Rubião deixa-se guiar pelo casal. Instala-se num palacete e frequenta a casa de Palha. Apaixona-se por Sofia, que lhe dispensava olhares e delicadesas insinuantes.
Depois de muitos favores ao casal amigo,Rubião declara seu amor por Sofia, que, apesar de ter provocado adeclaração,o recusa e se queixa ao marido. Palha não rompe com Rubião porque pretende lhe subtrair o resto da fortuna. Sofia apenas intuía sua condição de chamariz,mas daí por diante tem que exercer-la conscientemente. O amor não correspondido de Sofia desperta-lhe, aos poucos, a loucura.

Tempo e espaço
A historia começa e termina em Barbacena,Minas Gerais,tendo se desenvolvido na corte do Riode Janeiro.A ação acontece na segunda metade do século XIX, na época do segundo reinado,no Brasil, e da Revolução Industrial,na Europa.
Em relação ao tempo,segue uma ordem de fatos cronológicas,porém passam a ser psicológicas quando é necessario alguma explicação paralela ou uma lembrança da personagem.
Durante a narrativa ha uma sutil mudança do pensamento da personagem para a fala do...
tracking img