Quincas borba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

A história basicamente conta à vida de Pedro Rubião De Alvarenga, ex- professor primário, que vira enfermeiro e aluno do filósofo Quincas Borba que morre no Rio de Janeiro. Sendo assimele é nomeado herdeiro legítimo de Quincas Borba, com a condição de que ele deveria cuidar do seu cachorro, cujo nome também era Quincas Borba.
Rubião viaja para o Rio de Janeiro onde conhece ocapitalista Cristiano de Almeida Palha e Sofia, que lhe desperta um grande interesse. Porém Sofia era mulher de Cristiano, mas mesmo sabendo ele não resiste e se apaixona por ela. Que porém só estavainteressada em conquista-lo para dar um golpe em Rubião, juntamente com Cristiano.
Rubião não aguenta e decide contar de seu amor para Sofia, porém ela o ignora, mesmo dando alguma chance tempo atrás, econta tudo para Cristiano.
Apesar de estar muito indignado, Cristiano continua seus negócios com Rubião, porque ainda queria o resto da fortuna que ainda não havia sido gasto.
Não conformado com oamor não correspondido por Sofia, Rubião acaba passando por momentos difíceis, o que o leva a surtos de loucura. A mesma que o levou à morte e acaba sendo relacionado ao mesmo que matou QuincasBorba. Rubião que acabou ficando louco, e tinha sido explorado por várias pessoas acabou, principalmente por Cristiano E Sofia morreu na miséria.
O cachorro também adoece, e chorando a morte do dono,morreu.
Depois de tudo isso podemos perceber que o único que acompanhou Rubião até o fim sem interesse nenhum foi Quincas Borba o cachorro que ele tinha topado cuidar só para ficar com o dinheiro daherança.

Conclusão

Bom para tirar esta conclusão basta somente ler o final do livro e ver quem estava com ele do inicio ao fim. É simples quer alertar quem realmente é amigo. Isso sófortalece ainda mais a tese que o melhor amigo do homem é o cão.
Isso porque o cão não estava somente com ele por causa do dinheiro ao contrário de quem ele pensava ser seu amigo. Mas o pensamento pelo...
tracking img