Quimiserve - estratégia e planeamento

Páginas: 29 (7010 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

Se atentarmos à realidade empresarial das PME’s deparamo-nos com dois cenários distintos: um em que os empresários e gestores procuram definir um rumo para a sua empresa reflectindo, discutindo e redigindo um plano que irá pautar a sua actuação estratégica, e outro em que apenas se vive o dia a dia reagindo aos desafios que surgem com perspicácia e astúcia.
Se existem empresáriosque planeiam ao pormenor o que pretendem fazer e vão à falência num curto espaço de tempo, outros há que nunca planearam nada mas que aproveitaram determinadas oportunidades da vida e hoje são empresários de sucesso. Mas afinal o que é a estratégia? Para que serve?
Hoje em dia, as empresas operam num meio em que se têm de deparar com a globalização, comércio electrónico, fusões e aquisições,parcerias estratégicas, conjuntamente com outras tendências que se sumariam na intensificação da concorrência, no aumento da exigência dos clientes, na necessidade de redução dos custos, etc.
Neste contexto, verifica-se uma evidência: as empresas necessitam cada vez mais de definir mecanismos de gestão que permitam a condução da organização neste meio conturbado e imprevisível.
Actualmente, jáexistem ferramentas informáticas que gerem, de forma tendencialmente automática, a relação com o cliente (designadas por CRM-Customer Relationship Management), mas um grande número de empresas ainda não está sensibilizada para a importância da estratégia, do marketing e da orientação para o cliente.
A Quimiserve é um exemplo de sucesso porque, desde cedo, se propôs seguir um determinado caminho euma postura sempre voltada para o cliente e satisfação das suas reais necessidades.

NOME DA EMPRESA E RAMO DE ACTIVIDADE

A Quimiserve é uma empresa industrial e comercial na área da química ligeira, que fabrica e comercializa produtos destinados à limpeza e desinfecção nas indústrias:
• Agro-alimentar
• Alimentar
• Hotelaria e restauração
• Metalo-mecânicaEstá localizada numa região periférica de Lisboa, nos limites do concelho de Sintra com Loures, bem servida em termos de infra-estruturas, numa pequena povoação chamada Olival do Santíssimo, freguesia de Almargem do Bispo. Insere-se numa área de transição industrial-agrícola bem junto de Caneças.
A sua forma jurídica é a de sociedade por quotas com 125 000 euros de capital social.

VISÃO, MISSÃO eOBJECTIVOS

Para vingar num mercado complexo e dinâmico como o actual, não basta apenas o envolvimento de alguns gestores de topo. O empenho tem que partir de toda a organização, como um todo. O seu propósito tem que ser conhecido em toda a empresa, ser consistente e duradouro, características obtidas através do delinear de um conjunto de valores. Será este factor que marcará a diferença etransformará um conjunto de propostas em acções bem orientadas. Mas como criar consistência? A resposta reside em três conceitos: visão, missão e objectivos.

Visão

A visão traduz as aspirações para o futuro sem especificar os meios para as alcançar. Terá tanto mais efeito quanto mais inspiração criar, o que por norma significa querer mais e melhor. No caso da Quimiserve, a sua visão é deservir o melhor possível os clientes, crescer enquanto empresa, inovando e apostando na máxima qualidade dos produtos e serviços prestados.

Missão

O modo de formalizar uma visão é definir a missão. Esta reflecte os ideais e orientações globais da empresa, articulando valores, visão e estratégia, respondendo a questões como “qual a razão da existência da empresa”, “o que a diferencia dasrestantes”, “quais os principais produtos” ou “quais os valores, aspirações e princípios básicos da organização”. Torna-se bastante vantajoso consegui-lo pois sugere padrões não só no desempenho da organização (criando uma identidade) como também no comportamento ético dos indivíduos.

“A razão de existir da QUIMISERVE tem os seguintes fundamentos:

• Vontade de investir numa área...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratégia e Planeamento
  • Estrategia e planeamento empresarial
  • GA 002 ESTRATEGIA EMPRESARIAL E PLANEAMENTO ESTRATEGICO
  • Planeamento
  • O planeamento
  • Planeamento
  • Planeamento
  • Planeamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!