Quimioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 O QUE É ONCOLOGIA?

A Oncologia é a especialidade médica que estuda as neoplasias ou tumores, que podem ser benignos ou malignos. A origem da palavra vem do grego oykos, que significa volume. No Brasil, a Oncologia é também chamada Cancerologia.
A Oncologia tornou-se uma disciplina complexa, que conta com o auxílio de outras especialidades como: Cirurgia, Pediatria, Patologia,Radiologia, Psiquiatria e muitas outras. Portanto, é de suma importância o tratamento multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais.
O primeiro objetivo do médico Oncologista visa a curar os pacientes para devolver-lhes um lugar na sociedade. Um bom tratamento deve ser indicado para todos os tipos de câncer, mesmo para aqueles em quea chance de cura é pequena. Requer esperança e determinação para que as dificuldades e perigos sejam derrotados e os insucessos que por vezes ocorrem sejam encarados de modo mais objetivo.
Caso a cura não seja possível, cabe ao médico oncologista apontar ao paciente com câncer um segundo objetivo, que seria uma satisfatória remissão da doença, fazendo com que o paciente fique bem consigo mesmopelo maior tempo possível, longe de efeitos do câncer e de hospitalizações. Quando a chance de remissão é remota, o objetivo passa a ser controlar a doença e seus sintomas com o uso adequado de terapêutica paliativa.
O objetivo maior é melhorar a qualidade de vida do paciente e não apenas prolongar uma vida sofrida. O médico deve ajudar o paciente a manter a sua dignidade, entender sua fraqueza eevitar sentimento de frustração. É importante que o médico tenha condições de desenvolver o bom julgamento para o interesse do próprio paciente. Com bom-senso e sensibilidade esses objetivos se tornam atingíveis.






3 O QUE É O CÂNCER?

É definido como um tumor maligno que se caracteriza pelo crescimento descontrolado de células anormais e defeituosas.
Em situações normais, toda vezque é necessária a multiplicação celular, nosso organismo, através de algumas substâncias, envia mensagens para as células ordenando que elas se multipliquem. O mesmo ocorre quando é necessária a parada desse crescimento. As células cancerosas não obedecem a essas ordens e continuam se multiplicando, indefinidamente, de maneira desordenada e descontrolada, criando assim os tumores.
Quando ocorrea metástase, que é a formação de um conjunto de células cancerosas a partir de um tumor inicial, é porque as células neoplásticas entram na circulação e invadem outros órgãos e tecidos, mesmo que estejam distantes do tumor.
É importante citar que a principal diferença entre um tumor maligno e um tumor benigno, é que o tumor benigno não forma metástase.

3.1 COMO DIAGNOSTICAR?

Os exames maisfrequentes para o diagnóstico do câncer são os Laboratoriais e os Exames de Imagem.
Entre os Exames Laboratoriais, destacamos o Exame de Sangue, o Exame de Fezes, o Exame de Urina, a coleta do Líquido Cefalorraquidiano ou Líquor e as Biópsias.
Entre os Exames de Imagem, destacamos a Radiografia, a Mamografia, a Cintilografia, a Tomografia Computadorizada, a Ressonância Magnética, a Tomografiapor emissão de pósitrons – PET, a Ultrassonografia ou Ecografia, a Endoscopia Digestiva, a Broncoscopia e Laringoscopia, a Colonoscopia e a Cistoscopia.
Em alguns casos, dependendo da suspeita e da necessidade, o Oncologista poderá solicitar também, o Eletrocardiograma e o Mielograma.




3.2 PRINCIPAIS TIPOS DE CÂNCER

No Brasil, as estimativas para o ano de 2012 serão válidas também parao ano de 2013 e apontam a ocorrência de aproximadamente 518.510 casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, reforçando a magnitude do problema do câncer no país. Sem os casos de câncer da pele não melanoma, estima-se um total de 385 mil casos novos. (INCA, 2012).
Os tipos mais incidentes serão os cânceres de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon e reto e estômago para o...
tracking img