Quimiodectomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
12/09/2010

QUIMIODECTOMA EM CÃO: RELATO DE CASO
EstrelaMoreira, E.L.T.1; Estrela-Lima, A.1; Munford, N.D.2; Farias, S.S. 2; Costa, A.T.3 e Ribeiro, L.G.R.* 2

UFBA

1. Professor Departamento de Patologia e Clínicas, EMEV-UFBA. bteluiz@terra.com.br; 2. Graduanda de Medicina Veterinária EMEV/ UFBA; 3. Técnico do Laboratório de Anatomia Patológica (LABAP-UFBa)

INTRODUÇÃO
Quimiodectomasou paragangliomas não-cromafins são tumores originados de órgãos quimiorreceptores. Tecidos quimiorreceptores são encontrados em diversas partes do corpo, como corpos aórtico e carotídeo, gânglios ciliares da órbita, pâncreas e nervo glossofaríngeo (Jones, et al., 2000; Capen, 2002). Esses tecidos são sensíveis a mudanças nas concentrações de oxigênio, dióxido de carbono e pH sanguíneo, auxiliandodesta forma, nas funções cárdio-respiratórias (Capen, 2002). Embora a etiologia do quimiodectoma não esteja elucidada, predisposição genética associada à hipóxia crônica aparentemente aumentam os fatores de risco. Em cães, as neoplasias do corpo aórtico desenvolvem-se com maior freqüência em machos, com idade superior a oito anos, de raças braquiocefálicas como o bulldog, boxer e boston terrier,entretanto, existem relatos na literatura em gatos, bovinos e aves (Jones, et al., 2000; Yates, et al., 1980). Em sua maioria, os quimiodectomas, em cães, apresentam caráter benigno, surgindo como nódulos solitários ou múltiplos. Quando malignos, estão comumente associados a alterações dos tecidos adjacentes e apenas ocasionalmente, resultam em metástases para os pulmões e outros órgãos (Capen,2002; Jones, et al. 2000). As manifestações clínicas podem variar, contudo quando ocorrem, estão normalmente relacionadas à efusão e tamponamento pericárdico (Souza et al, 2009). Estas neoplasias são raramente diagnosticadas em cães, principalmente por serem tumores não-funcionais, sendo encontrados ocasionalmente em exames clínicos de rotina (Souza et al, 2009) ou como achados de necropsia(Surakiatchanukul et al, 1971; Garrido et al, 2008 ).

A

B

RELATO DE CASO
O cadáver de um cão macho da raça Fila Brasileiro de 10 anos de idade foi encaminhado ao setor de Anatomia Patológica do Hospital Veterinário da Universidade Federal da Bahia (HOSPMEV-UFBA) para a realização de exame anatomopatológico com suspeita de intoxicação por carbamato, de acordo com a ficha histórico preenchida pelaproprietária. Após a realização da necropsia, fragmentos de órgãos e tecidos que apresentavam alteração foram coletados e fixados em formol neutro, tamponado com fosfato a 10% e processados pela técnica rotineira de inclusão em parafina. Secções histológicas de 5µm foram coradas pelas técnicas da Hematoxilina-Eosina (Luna, 1968).

C C

D

RESULTADOS E DISCUSSÃO
À necropsia, foi evidenciadauma massa localizada na base do coração, aderida à adventícia aórtica e artéria pulmonar, medindo 9,5 x 4,5 x 4,0 centímetros com superfície irregular, aspecto multinodular, firme e de coloração branco-avermelhada. Ao corte a superfície evidenciava algumas nodulações compactas branco-amareladas. O coração apresentava hipertrofia excêntrica da câmara ventricular esquerda, dilatação das câmarasventricular direita e auriculares, endocardiose mitral e aneurisma segmentar anterior da aorta. Havia ainda uma pericardite focal adesiva crônica e hidropericárdio em intensidade moderada. Histologicamente, a massa tumoral era encapsulada e composta por população de células poliédricas, disposta em lóbulos separados por moderada quantidade de estroma fibrovascular. O tipo celular predominante possuíamoderada quantidade de citoplasma eosinofílico e núcleo pequeno e redondo com cromatina densa e hipercromática. Entre essas células havia presença de outras, caracterizadas por citoplasma eosinofílico e núcleos grandes e vesiculosos, variando de redondos a ovóides. O índice mitótico mostrou-se baixo e células em apoptose, necrose e hemorragias foram freqüentemente observadas. Havia invasão...
tracking img