Quimico industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICA 3 – BORO, ALUMÍNIO E SEUS COMPOSTOS

2.1. Qual o pKa do Ácido Bórico? Justifique


R - Dependendo da concentração, é claro, o pKa do ácido bórico pode variar. Empequenasconcentrações seu pKa= 9,25. Ele é solúvel em água, e se comporta como um ácidomonobásico fraco. Não doa prótons como a maioria dos ácidos, mas aceita íons OH-. Assim, é um ácido de Lewis.


2.2. O que vocêentende do termo “Hidróxido anfótero”? Dê exemplos de elementosque como o alumínio formam hidróxidos anfóteros.

R - Significa um hidróxido que se comporta como base, mas também pode secomportar como ácido. Outro exemplo de anfoterismo é Ga(OH)3.

2.3. Justifique o fato do boro apresentar uma química bastante singular.

R - Um dos fatos que mostra essa química singular é adeficiência de elétrons que possui. Assim, pode aceitar elétrons para realizar ligações covalentes. Também o pequeno tamanho de seus átomos influi na covalência, já que pela regra de Fajans cátions pequenostendem a formar compostos covalentes.

2.4. Diferencie adsorção de absorção.

R -  Absorção é quando uma substância prende em sua estrutura moléculas de outra substância. Um exemplo pode sero NaOH, que é bastante higroscópico, e absorve muita água do meio ambiente. Já a adsorção ocorre a fixação das moléculas de uma substância na superfície de outra substância.

PÓS LABORATÓRIO4.5. Como o pH de uma solução de ácido bórico é afetado pela adição de compostos polihidroxilados como o manitol? Justifique.

R - Quando se adiciona compostos polihidroxilados como o manitol ,aumentamos o poder ácido. Para ilustrar melhor pode ser utilizado exemplo da titulação deste ácido com NaOH. Como B(OH)3 é um ácido fraco, a titulação obtida não deve ser muito satisfatória. O compostoadicionado para aumentar as propriedades ácidas deve ser um cis-diol. O cis-diol formaria complexos muito estáveis com íon [B(OH)4]- formado na reação com o NaOH, removendo este íon da solução....
tracking img