Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GRAVIMETRIA: Determinação de Sulfato

Discentes: Helder Biscardin, Juliano Brisola
Disciplina: Química Quantitativa Experimental
Semestre: 6º semestre
Docente: Magda Elisa Turini da Cunha

LONDRINA – 2011

RESUMO

Sabendo que a analise gravimétrica consiste em se determinar a quantidade de um constituinte em uma amostra, por pesagem direta deste elemento puro ou de um seu derivado decomposição conhecida e bem definida pode ser amplamente utilizada para determinar alguns analitos, por ser de fácil manuseio. Na determinação do sulfato proposta pela prática obtivemos uma massa de 0,2343g de sulfato ou 34,32%.

INTRODUÇÃO

Os íons sulfato SO42- são encontrados na água devido à lixiviação das rochas sedimentares incluindo o xisto. A maior contribuição são os depósitos deSulfato como gipsita (CaSO4.2H2O) e anidrita (CaSO4), e, além disso, a oxidação de matéria orgânica e os despejos industriais. As concentrações de sulfato além de 250 mg/L não são recomendadas para água de abastecimento público. Teores de sulfato de magnésio além de 150 mg/L podem provocar um efeito laxativo (COLOMBO, 2009).
A gravimetria por precipitação é quando o analito é separado de umasolução da amostra como um precipitado e é convertido a uma espécie de composição conhecida que pode ser pesada. Na gravimetria por precipitação, o analito é convertido a um precipitado pouco solúvel. Então esse precipitado é filtrado, lavado para a remoção de impurezas, convertido a um produto de composição conhecida por meio de um tratamento térmico adequado e pesado (SKOOG, 2006).
O agenteprecipitante gravimétrico utilizado deve reagir especificamente, ou pelo menos seletivamente com o analito. Os reagentes específicos são aqueles que reagem apenas com uma única espécie química. Já os reagentes seletivos reagem com um número limitado de espécies. Além da especificidade e da seletividade, o reagente precipitante ideal deve provocar uma reação com o analito para formar um produto que seja:1. facilmente filtrado e lavado para remoção de contaminantes;
2. de solubilidade suficientemente baixa para que não haja perda significativa do analito durante a filtração
e a lavagem;
3. não-reativo com os constituintes da atmosfera;
4. de composição química conhecida após sua secagem ou, se necessário, calcinação.
(ADAPTADO DE SKOOG, 2006)
Em uma ánalise gravimétrica utiliza-se de umasequencia de operações com o objetivo de se determinar a quantidade de um constituinte em uma amostra, por pesagem direta deste elemento puro ou de um seu derivado de composição conhecida e bem definida (BACCAN, 1998).
As principais vantagens da analise gravimétrica são, as operações unitárias utilizadas no procedimento gravimétrico são de fácil execução e de boa reprodutibilidade, usa-seequipamento simples e de baixo custo. Este procedimento analítico constitui-se num método de extensa aplicação na determinação de macroconstituintes de uma amostra. Em muitos casos, é ainda através do procedimento gravimétrico que se obtém maior precisão na dosagem de certas substancias (BACCAN, 1998).
Uma maior desvantagem desta técnica é o tempo necessário para sua execução o qual, geralmente, é muitolongo. Além disso, devido ao grande número de operações necessárias a sua execução, este tipo de análise está sujeito a uma série de erros acumulativos, devidos falhas de execução, ou ainda erros devidos a elementos interferentes existentes na amostra original. Uma outra desvantagem seria a impraticabilidade do procedimento gravimétrico para determinação de microconstituintes na amostra devido áfalta de sensibilidade do método (BACCAN, 1998).
O processo em uma analise gravimétrica pode ser bem entendido através do estudo das varias etapas sucessivas ou operações unitárias que compõe este tipo de analise, ou seja, preparo da solução, ou seja, no qual o analito necessita estar em solução, precipitação, ou seja, no qual o meu analito é separado através da formação de um precipitado...
tracking img